CÂMARA MUNICIPAL DA PRAIA DA VITÓRIA HOMENAGEIA PRAIENSES NA COSTA LESTE DOS EUA

Visita à comunidade da diáspora em Boston, Câmara Municipal da Praia da Vitória homenageia Praienses na Costa Leste dos EUA

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) homenageou, no passado sábado, 07, personalidades açorianas residentes na Costa Leste dos Estados Unidos da América, que se destacaram na prestação de serviços meritórios e relevantes para o Concelho da Praia da Vitória, nomeadamente, Fernando Cafua, Frank Pacheco, Laura Iria Sousa, Salvi Couto e Tony Teixeira. A iniciativa, integrada na visita oficial da CMPV às comunidades praienses da diáspora, decorreu na Sociedade do Divino Espírito Santo de Lowell.

“O município da Praia da Vitória condecora com a Medalha de Municipal de Valor Cultural em Prata os açorianos que mantêm vivas as tradições açorianas na comunidade, dando a conhecer junto das novas gerações a genuína identidade cultural açoriana. O trabalho desenvolvido pelas comunidades da diáspora é motivo de orgulho para a Praia da Vitória, a ilha Terceira e os Açores”, adiantou o presidente praiense.

“O nosso concelho, a Praia da Vitória, está orgulhosa das atividades que têm sido realizadas nesta comunidade. A partilha das nossas tradições e costumes reforçam a cultura açoriana e, acima de tudo, aprofundam as ligações à nossa terra. O meu agradecimento a todos os que, por amor à Praia da Vitória, trabalham afincadamente para garantir a continuidade da ligação à sua terra”, referiu o autarca.

“O sentimento que nos une a todos, o orgulho com que vivemos as nossas tradições é algo extremamente rico culturalmente e que deverá ser transmitido às novas gerações. O carinho que as novas gerações têm pela terra dos seus pais ou dos seus avós é visível, apesar do olhar não ser para com a terra de berço, é com certeza, para com a terra de coração. Deixo aqui o compromisso de me dedicar, ao longo dos próximos quatro anos, ao reforço da ligação da nova geração da diáspora à Praia da Vitória”, enalteceu.

Pela primeira vez, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, presente no convívio praiense, Tibério Dinis, salientou a enorme alegria e sentido de responsabilidade que norteiam a sua visita. “Esta visita tradicionalmente realizada como promotora das Festas da Praia, é agora uma visita oficial da CMPV às comunidades praienses. Com um vasto programa e com o objetivo de promoção turística, económica e empresarial da Praia da Vitória”.

“A ilha Terceira dispõe de uma enorme oferta turística, adaptável a qualquer idade. As festas tradicionais das freguesias e Vila assumem um papel fulcral na nossa identidade e são um importante atrativo turístico. Trazemos até vós o que de melhor a Praia da Vitória tem para oferecer, no setor do turismo e a nível empresarial”, explicou.

O edil praiense agradeceu ainda aos organizadores desta receção na cidade de Lowell, salientando o trabalho de excelência realizado ao longo dos últimos anos.

“Gostaria de agradecer à organização deste encontro, na pessoa do Sr. Hélio Melo e da sua equipa, pelo empenho demonstrado, ao longo dos últimos 19 anos, na valorização da identidade cultural praiense”, concluiu.

Para Carlos Armando Costa, vice-presidente da CMPV, “É com muito orgulho que verificamos a presença de muitos praienses neste local, pessoas que nunca esqueceram as suas raízes culturais e familiares. Não negam a vossa condição de açorianos e defendem com honra o facto de serem praienses. A Praia da Vitória está de braços abertos para vos receber”.

“A nossa visita, de carácter institucional, visa reforçar a nossa oferta turística, dando-nos a oportunidade de redescobrir a Praia da Vitória e os seus encantos. É necessário proporcionar experiências únicas a quem nos visita. A ilha Terceira e o Concelho estão preparados para novas vivências e isso é fundamental”, disse.

“As Festas da Praia assumem, no período de verão, um componente cultural e económica muito forte na dinamização local. De 03 a 12 de agosto, estas decorrem “Ao Sabor da Dança”. Para além destas festividades, nunca é demais salientar a importância de outras tradições sobejamente conhecidas, designadamente o Carnaval, as festas do Divino Espírito Santo, as festas das freguesias e Vila, e o Outono Vivo (maior feira do livro dos Açores). Temos uma oferta cultural variada ao longo de todo ano e contamos com a vossa presença”, reforçou.

Fonte: Município da Praia da Vitória

Ver também

República atrasa-se nos pagamentos à Universidade dos Açores (Vídeo)

Fonte: RTP Açores