contador gratuito

Município das Lajes do Pico é Pré-Finalista das 7 Maravilhas à Mesa

Lajes do Pico - Capital da Cultura da BaleiaForam hoje revelados os 49 pré-finalistas das 7 Maravilhas à Mesa, sendo o Município das Lajes do Pico um dos eleitos com a sua Mesa "Lajes do Pico – Capital da Cultura da Baleia".

O Município das Lajes do Pico pretende, com esta candidatura, dar a conhecer o património Gastronómico, Cultural e Turístico do nosso concelho, contando para o efeito com as parcerias da Aldeia da Fonte, Azores Wine Company, Museu do Pico – Pólo do Museu dos Baleeiros, Queijaria do Pico e restaurantes Fonte Cuisine, Lagoa e Ponta da Ilha, que recorrendo à sua notoriedade, experiência e "know how" permitiram garantir o sucesso da Mesa apresentada a concurso.

Sendo o mar uma das nossas maiores riquezas, fonte de produtos de elevada qualidade, apostámos fortemente nos seus sabores, apresentando uma Mesa de mar, com uma oferta abrangente, permitindo, não só, degustar a nossa gastronomia e vinho, mas também conhecer a nossa cultura e desfrutar do conforto das nossas unidades hoteleiras.

A candidatura do Município das Lajes do Pico, intitulada "Lajes do Pico – Capital da Cultura da Baleia", é composta pelos patrimónios "Sopa", "Prato de Marisco", "Produto Endógeno" e "Queijo" na categoria Gastronomia, pelo património "Brancos" na categoria Vinhos e Azeites e por fim, pelos patrimónios "Museus" e "Alojamento Turístico" na categoria Roteiros.

Caldo de PeixeO caldo de peixe, sopa de referência da nossa gastronomia, apresentado pelo restaurante Ponta da Ilha, é composto por diferentes tipos de peixe, acompanhado de uma sopa de pão, embebido no caldo de cozedura do peixe.

Polvo GuisadoO Polvo Guisado, confecionado pelo restaurante Lagoa, é um prato de marisco rico em sabores, que recorre a diversas especiarias e ao frutado sabor do vinho tinto, conferindo-lhe robustez e autenticidade.

CavacoEndógeno dos Açores, o Cavaco é um prato de excelência e requinte, servido fatiado sobre uma cama de sabores do mar e acompanhado por uma fresca salada de batata, numa inovadora apresentação por parte do restaurante Fonte Cuisine.

Queijo de São JoãoO Queijo de São João, produto DOP, fabricado com leite cru da melhor proveniência, é um queijo de pasta mole, produto de referência da Queijaria do Pico, que apresenta uma cor branca amarelada.

Vinho Arinto dos AçoresO Arinto dos Açores Branco, produto da Azores Wine Company, é um vinho maduro, com uma acidez e uma salinidade admiráveis, conferindo uma sensação de frescura que nos deslumbra.

Museu dos BaleeirosO Museu dos Baleeiros, Pólo do Museu do Pico, é o ex-libris da museologia regional na representação da baleação artesanal dos Açores.

Aldeia da FonteA Aldeia da Fonte, unidade hoteleira de excelência, destaca-se pelas boas práticas ambientais, tendo sido distinguida com os galardões "Misotis" e "Chave Verde".

O Município das Lajes do Pico agradece aos seus parceiros todo o empenho e dedicação transpostos para esta candidatura, fruto dos quais foi possível alcançar este resultado. Este agradecimento estende-se às 7 Maravilhas, entidade promotora do concurso 7 Maravilhas à Mesa, bem como a todos os seus participantes, em especial ao Município de São Roque do Pico e Município da Madalena, que apresentaram, respetivamente, a "Mesa Capital do Turismo Rural" e a "Mesa Madalena do Pico, Capital dos Açores da Vinha e do Vinho".

Evidenciando uma forte aposta na componente promocional do concelho, o Município das Lajes do Pico considera esta candidatura às 7 Maravilhas à Mesa, como uma mais valia para a promoção e divulgação turística, nomeadamente no que concerne à sua oferta gastronómica, cultural e hoteleira.

Fonte: Câmara Municipal de Lajes do Pico