COMEMORAÇÕES DO FERIADO MUNICIPAL E CELEBRAÇÃO DO 6º ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO A CIDADE

A Cidade de Lagoa irá comemorar no próximo dia 11 de abril, o seu feriado municipal e celebrar o 6º aniversário de elevação a cidade, sendo que, nesse âmbito, um programa diversificado foi elaborado pela autarquia lagoense.

No dia 7 de abril, será apresentada a Nova Imagem do Desporto do Município de Lagoa, pelas 14h00, no Campo João Gualberto Borges Arruda, que irá decorrer no contexto do Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde.

Uma alvorada, com a participação das Sociedades Filarmónicas Estrela D´Alva e Lira do Rosário, terá lugar no Edifício do Paços do Concelho, pelas 07h00, no dia 11 de abril. Já pelas 9h30, um trilho pedestre intitulado “Sentir e interpretar o parque natural – APGR Caloura – Ilhéu de Vila Franca do Campo”, irá decorrer da Caloura à Ponta da Galera, pelos coordenadores do programa Eco-escolas da Escola Secundária de Lagoa, sendo que a concentração será no Porto da Caloura, em Água de Pau.

De realçar que, a igreja de Nossa Senhora do Rosário, às 20h30, será palco do concerto da Banda Militar dos Açores, com o Orfeão de Nossa Senhora do Rosário, com a participação da Soprano Helena Castro Ferreira e do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

No dia 13 de abril, pelas 14h30, será exibida a peça de teatro “Auto da Porca que furou a Barca”, pelo Clube de Expressões da Escola Básica e Integrada de Água de Pau, no auditório desta escola. Já às 20h30, no cine teatro lagoense, Francisco d´Amaral Almeida, serão apresentas as peças de teatro, “Respeito é bom e eu gosto”, protagonizada pelo Clube de Teatro da Escola Secundária de Lagoa “A Faísca” e a peça teatral “Auto da Porca que furou a Barca”, do Clube de Expressões da Escola Básica e Integrada de Água de Pau.

Inserido no âmbito da celebração do 6º aniversário de elevação a cidade, o Convento dos Franciscanos, irá inaugurar, no próximo dia 14 de abril, pelas 15h00, a Xª Feira do Livro, intitulada “Patrimonia”. Às 16h00, uma caminhada aberta à comunidade, com concentração na Praça de Nossa Senhora da Graça, irá até ao Jardim do Convento dos Franciscanos e será seguida de uma confraternização entre os participantes.

Nos dias 20 a 22 de abril, decorrerá o Torneio Regional Futebol Inter-Ilhas Sub 12, pelas 16h30, na Campo Mestre José Leste, em Água de Pau.

A igreja de Santo António no Convento dos Franciscanos, acolherá, no dia 24 de abril, às 21h00, o concerto “Noite de Abril”, por Aníbal Raposo.

Por forma a festejar o feriado nacional do dia 25 de abril, Dia da Liberdade, a partir das 09h30, terá lugar uma concentração na Praça de Nossa Senhora da Graça, com distribuição de cravos e uma arruada das Sociedades Filarmónicas Estrela D´Alva e Lira do Rosário, com passagem na Rua 25 de Abril, percorrendo da Praça de Nossa Senhora do Rosário até ao Edifício do Paços do Concelho.

Às 10h00, serão hasteadas as bandeiras, com o acompanhamento da entoação dos hinos da Região Autónoma dos Açores e de Portugal e, posteriormente, da música Grândola Vila Morena de Zeca Afonso, um dos símbolos da Revolução dos Cravos e do Dia da Liberdade. Já pelas 21h30, no largo em frente à igreja de Nossa Senhora dos Anjos, na freguesia de Água de Pau, irá decorrer o concerto “Lembrar Abril”, protagonizado pelo Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz, sendo que, pelo mesmo horário, o cine teatro lagoense, Francisco D´Amaral Almeida, acolhe a exibição do documentário alusivo a 25 de abril, intitulado “A Hora da Liberdade”.

Finalmente, no dia 28 de abril, às 18h00, no cine teatro lagoense, Francisco D´Amaral Almeida., será inaugurada a exposição de fotografia “O meu Olhar”, retrospetiva da caminha que se realizará no dia 14 de abril, seguindo-se de quatro palestras alusivas ao Mês da Consciencialização do Autismo.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores