iN RIBEIRA GRANDE “LEVA MAIS LONGE A PAIXÃO PELA FOTOGRAFIA” “Se uma imagem vale…

iN RIBEIRA GRANDE “LEVA MAIS LONGE A PAIXÃO PELA FOTOGRAFIA”

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, o que não valem todas as imagens expostas no iN Ribeira Grande?” A questão foi colocada pelo vereador da Cultura da Câmara da Ribeira Grande, em jeito de desafio, na sessão de abertura do festival internacional de fotografia, evento que decorre até ao próximo dia 15.

Filipe Jorge presidiu à cerimónia oficial de inauguração das exposições que integram o iN Ribeira Grande, uma extensão do iNstantes – Festival de Fotografia de Avintes, que durante duas semanas vai mostrar fotografias do mundo no Teatro Ribeiragrandense e no Museu Municipal da Ribeira Grande.

“Percebemos, desde a primeira hora, a relevância da realização de um evento desta dimensão no nosso concelho, na medida em que projeta-o para o exterior. É, também, uma forma de levar mais longe a paixão pela fotografia e aproximar fotógrafos radicados em diferentes zonas do país e do mundo”, referiu.

O vereador da Cultura destacou ser “um prazer apoiar uma iniciativa que traz à Ribeira Grande fotógrafos de vários países e que proporciona mais um contato dos nossos com aqueles que nos visitam pela primeira vez, permitindo a troca de experiências entre todos”.

Filipe Jorge acrescentou que “a Ribeira Grande tem despertado muita curiosidade junto dos fotógrafos amadores e profissionais, não só pelas suas belezas naturais mas, também, pela luz que a ilumina, realçando cores e contrastes que não passam despercebidos aos olhares mais atentos”.

“Portanto, não duvidamos que estamos na presença de um festival que vai permitir reforçar a divulgação do que de melhor existe no concelho e do seu potencial para a fotografia enquanto local onde a intensidade da luz é uma característica bastante apreciada”, vincou.

O iN Ribeira Grande apresenta trabalhos de vinte e sete fotógrafos de Portugal (Açores e continente), Espanha, Croácia, Roménia, Brasil, Argentina, Colômbia, Honduras e Japão.

Lançado em 2014 por Pereira Lopes, o iNstantes – Festival de Fotografia de Avintes estende-se pela primeira vez à Ribeira Grande com o intuito de promover a reflexão sobre as várias realidades sociais e culturais, partindo do local para o global, numa simbiose perfeita entre o plano nacional e internacional, através da arte, particularmente da fotografia.

Realce ainda para a exposição de Benjamim Leandro Medeiros, intitulada “Sentimentos, momentos e emoções”, principal impulsionador da realização do iN Ribeira Grande que apresenta ao público as fotografias que expôs em Avintes, naquela que foi a primeira participação de um fotógrafo açoriano no festival.











Fonte: Câmara Municipal Ribeira Grande

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here