contador gratuito

Governo deve esclarecer se intervenção no porto de pescas do Nordeste é ou não uma prioridade para o executivo açoriano

O grupo parlamentar do PSD/Açores quer saber se a intervenção no porto de pescas do Nordeste, em São Miguel, é ou não uma prioridade para o Governo regional. Em causa está a única infraestrutura que liga aquele concelho ao mar e que carece de várias obras com vista ao seu melhoramento e valorização.

Segundo Jaime Vieira, “apesar do acesso ao porto ser muito complicado devido à inclinação acentuada, os nordestenses não podem ficar duplamente prejudicados com a falta de obras naquela importante infraestrutura do concelho usada por residentes, no concelho ou na ilha, e por turistas”.

O deputado do PSD/Açores eleito por São Miguel alerta ainda para o uso do porto da Vila do Nordeste por parte dos proprietários de embarcações de pesca e de recreio que “arriscam muito ao colocar estas embarcações na água”.

“Não temos dúvida de que uma intervenção neste porto de pescas incentivará, ainda mais, nesta bonita localidade, as atividades ligadas ao mar, em particular as relacionadas com a pesca, o recreio, o turismo náutico, dinamizando a economia local deste concelho”, lê-se no requerimento entregue hoje no parlamento açoriano.

O PSD/Açores considera, por isso, essencial uma clarificação sobre o calendário do executivo para responder a uma prioridade para o Nordeste, reclamada por habitantes, empresários e pela autarquia, designadamente quando prevê o Governo apresentar uma solução para tornar o acesso ao mar menos perigoso, para requalificar a rampa de acesso ao mar e para construir balneários.

“A intervenção no porto do Nordeste é de primordial importância, uma vez que este é um concelho com cada vez menos população e, assim, é urgente encontrar medidas que ajudem a fixar jovens, para desenvolver a economia regional, nomeadamente através do desenvolvimento do turismo e da promoção ambiental”, concluem os deputados social-democratas açorianos no requerimento.

Fonte: PSD Açores