Seminário Episcopal de Angra lança revista Forum Teológico XXI

Seminário Episcopal de Angra lança revista Forum Teológico XXI

Jan 30, 2018 | Manchete

Publicação anual quer ser um espaço de cultura, diálogo e formação, especialmente enquadrada no contexto açoriano e marcada pela reflexão teológica

O Seminário Episcopal de Angra vai lançar no próximo dia 27 de fevereiro a Revista Forum Teológico XXI, uma publicação anual que se apresenta como um elemento essencial para a formação presbiteral e um espaço de cultura, diálogo e formação, especialmente enquadrada no contexto açoriano e marcada pela reflexão teológica.

Nesse sentido, a “revista pretende ser um espaço de confluência de ideias, perspetivas, questões, marcadas pelo elemento sacro e pela abordagem teológica e pastoral. Desejamos que seja um espaço de liberdade de pensamento na relação cultural entre Igreja e sociedade, no respeito pela mais alta tradição cristã” refere o reitor Pe. Hélder Miranda Alexandre, que é o diretor editorial, na nota de abertura.

Por isso, precisa, trata-se de um espaço privilegiado de produção da formação especificamente sacerdotal, tradicionalmente filosófica e teológica”.

A publicação procurará refletir a “açorianidade” da igreja que está nos Açores contribuindo para a “interpretação de uma gramática teológica própria, que nos torna diferentes”, refere ainda o reitor.

O primeiro número reúne as intervenções das Jornadas Teológicas Cristianismo e Cultura, promovidas pelo Seminário de Angra, nos dias 16 a 18 de Março de 2017. Neste número poderão ler-se as várias intervenções proferidas nas jornadas: desde logo a de D. João Lavrador, Bispo de Angra, que abordou o tema “Fé e Cultura: da ruptura ao diálogo” e a do Professor José Carlos Seabra Pereira, diretor nacional da Pastoral da Cultura, que refletiu acerca da “Relatividade artístico-cultural e responsabilidade pastoral”.

Centrados num mundo em mudança, o leitor será convidado a ler o contributo filosófico do Professor Brandão da Luz, através do tema “Luz e sombras dos murmúrios da razão”, e a reflexão económica do Professor Nuno Ornelas Martins, “O Capitalismo e a Doutrina Social da Igreja”.

A revista propõe, também, uma reflexão sobre os desafios do relativismo cultural e moral através dos contributos do Cónego Jorge Teixeira da Cunha, “Moral Ética Cristã e ordem jurídica civil na sociedade pluralista. A vida e a liberdade em co flito?” e do Pe. José Júlio Rocha, sobre a “Moral cristã e pós- verdade”.

A encerrar este primeiro número há um texto sobre Eclesiologia e Piedade Popular pelo Pe. Jorge Ferreira, doutorando em Liturgia na Universidade de Santo Anselmo, em Roma.

O presente número conta, ainda, com dois textos de Sérgio Toste e do Pe. Jacob Vasconcelos sobre Educação Moral e religiosa Católica e a Conservação dos Retábulos da Igreja da Conceição, em Angra do Heroísmo, respetivamente.

O lançamento da Revista será feito no decurso da sessão de abertura das II Jornadas de Teologia, no dia 27 de fevereiro, no Seminário Episcopal de Angra, data em que será posta à venda nas Livrarias Diocesanas.

Fonte: Igreja Açores

Ver também

Não há redução da quota de atum para Portugal (Som)

Fonte: RTP Açores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *