PSD/Açores exige intervenção do Governo regional para dotar porto de Rabo de Peixe de zona coberta

O grupo parlamentar do PSD/Açores quer saber se o Governo regional tem prevista alguma intervenção, e quando, no porto de Rabo de Peixe, em São Miguel, para dotar esta infraestrutura de uma zona coberta capaz de abrigar os profissionais da pesca do vento, chuva e frio.

Os deputados social-democratas, em requerimento entregue no parlamento açoriano, explicam que a construção de um telheiro no porto da Vila de Rabo de Peixe é uma “revindicação justa de todos os pescadores”, sobretudo daqueles que trabalham noite dentro, em terra, na preparação das redes para a faina.

“Não obstante o facto de Rabo de Peixe estar dotado de um distinto porto de pesca, é nosso entendimento, e dos pescadores, que falta dotar aquele espaço de uma zona coberta, como acontece em outros portos da Região, para abrigar do vento, frio e chuva os profissionais que lá trabalham”, lê-se no requerimento.

Segundo Jaime Vieira, “não se entende que num porto de pescas com a dimensão e a dinâmica do porto de Rabo de Peixe não exista esta importante estrutura coberta para melhorar as condições de trabalho dos pescadores”.

O deputado do PSD/Açores, subscritor do requerimento enviado ao executivo, defende ainda que “a concretização desta pretensão será, certamente, uma benfeitoria que contribuirá para uma melhor qualidade de vida dos homens do mar”, numa Vila onde trabalha mais de 40% da população piscatória dos Açores.

“Tem o Governo regional conhecimento da falta de um espaço coberto, na área do porto de Rabo de Peixe, onde os pescadores possam proceder a todos os preparativos para a pesca abrigados das intempéries? Tem o Governo regional conhecimento da queixa dos pescadores de Rabo de Peixe relativamente às condições de trabalho naquele porto?”, questionam ainda os deputados.

Jaime Vieira lembra que os pescadores de Rabo de Peixe representam uma grande percentagem da população desta Vila, defendendo ainda que estes mesmos pescadores “merecem as melhores condições de trabalho possíveis, em terra, para poderem desenvolver dignamente a sua atividade laboral”.

Fonte: PSD Açores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *