contador gratuito
Terça-feira , 19 Junho 2018

Seminário celebra festa litúrgica de São Tomás

Seminário celebra festa litúrgica de São Tomás

Jan 29, 2018 | Em destaque

Reitor desafiou seminarista a deixarem-se interpelar por uma maior intimidade com Deus

A Academia de S. Tomás de Aquino, do Seminário Episcopal de Angra, celebrou este domingo a festa do seu patrono e na Missa votiva o Reitor lembrou o perfil de São Tomás e desafiou os seminaristas a inspirarem-se nele.

“A intimidade que ele tinha com Deus e o diálogo que ele estabelecia com Deus deve ser para nós um exemplo” pois é da “forma como acolhemos e ouvimos a palavra de Deus que depende a nossa intimidade e o nosso testemunho”, referiu o Pe. Hélder Miranda Alexandre, durante a homilia da Missa a que presidiu na Capela da Natividade no Seminário de Angra.

“Só quem se deixar tocar no coração por Deus consegue ser sua testemunha” precisou o reitor.

“Podemos saber muito à cerca de Deus, saber imenso de Teologia mas se não escutarmos a sua palavra convenientemente e não nos deixarmos tocar por ela nunca seremos íntimos de Deus” disse ainda o sacerdote.

O Reitor do Seminário Episcopal de Angra pediu ainda aos seminaristas que não se deixem deslumbrar com os aplausos pois a única coisa que interessa “é ser fiel a Deus”.

A festa foi precedida por tríduos preparatórios: os dois primeiros tríduos foram celebrados pelo Conselheiro Espiritual da Academia, Pe. Cipriano Pacheco embora a homilia do segundo tríduo tivesse sido feita pelo neo-diácono Nuno Fidalgo, aluno do 6º ano. O 3º tríduo foi celebrado pelo Vigário Episcopal para a Formação, Pe. Ângelo Valadão.

A Academia esteve alguns inativa e recomeçou a sua atividade este ano letivo, sendo presidida pelo seminarista Pedro Carvalho, natural de São Miguel e aluno do 4º ano.

Para assinalar o recomeço dos trabalhos, a academia lançou um jornal- “Saber de Aquino II”.

“Os destinatários deste jornal serão, sobretudo, os Padres e seminaristas da nossa Diocese e colaboraram nos artigos alguns seminaristas, Professores desta instituição e, também, alguns Padres” adianta o presidente da Academia, referindo que o conteúdo deste jornal é variado e vai desde a música à literatura.

“O Culto litúrgico em honra de S. Tomás de Aquino é, portanto, uma tradição já antiquíssima neste Seminário – era, e ainda é, conhecida como a festa dos Filósofos – sobretudo – e dos teólogos!” sublinha Pedro Carvalho

Entre as várias iniciativas previstas nos estatutos, a Academia propõe-se a promover as Jornadas Culturais em cada ano letivo; a publicação de uma revista e outras iniciativas culturais.

Fonte: Igreja Açores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *