Conferência / Exposição de Fotografia: Talibes Modern Day Slaves

Conferência por Mário Cruz, seguida de Inauguração da Exposição

A Exposição permanecerá no Arquipélago de 24 de fevereiro a 25 de março e poderá ser visitada de 3ª a domingo, das 10:00H às 18:00H.

TALIBE é um termo árabe para discípulo. O que deveria ser uma escola, é muitas vezes um local de tortura. O que deveria ser um sistema de educação é, frequentemente, um sistema de exploração.

No Senegal, existem centenas de escolas corânicas (daaras) onde se encontram aprisionados rapazes, dos 5 aos 15 anos, que são obrigados a mendigar nas ruas oito horas por dia para o seu marabout.

Estas falsas daaras estão constantemente superlotadas. Malária, doenças da pele, problemas pulmonares e parasitas estomacais são comuns. Milhares de talibes sobrevivem durante anos sob estas condições, enquanto outros fogem para as ruas, onde ficam vulneráveis a novos abusos.

O número de talibes estão a aumentar e, de acordo com a Human Rights Watch, mais de 50 mil rapazes estão sujeitos à mendicidade forçada, registando 30 mil talibes só na região de Dacar.

O tráfico de crianças desempenha um papel crucial nos números de hoje. A maioria dos talibes são senegaleses mas o número de crianças traficadas de países vizinhos, como é o caso da Guiné-Bissau, aumentou.

Os abusos físicos são conhecidos pela sociedade, mas não são vistos porque permanecem no interior das daaras, escondidos em locais proibidos. Os guardiões estão conscientes dos crimes que cometem e continuam este sistema de exploração na escuridão, sem medo de que a lei seja aplicada contra eles.


Talibes Modern Day Slaves venceu o Prémio World Press Photo 2016 – Assuntos Contemporâneos, Picture Of The Year International 2016 – Assuntos Contemporâneos, Estação Imagem 2016 e Magnum Photography Awards 2016.

Ver mais sobre Mário Cruz em http://www.mario-cruz.com/

Fonte:

https://www.facebook.com/events/1511120355656794/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *