Duarte Freitas confia na capacidade dos nordestenses para superar desafios de um “concelho com potencialidades únicas”

Duarte Freitas confia na capacidade dos nordestenses para superar desafios de um “concelho com potencialidades únicas”

O líder do PSD/Açores manifestou-se confiante na “capacidade dos nordestenses” para superar os desafios sociais, demográficos e económicos que se colocam ao Nordeste, um concelho com “potencialidades naturais únicas”.

“Registamos como uma preocupação global a dificuldade em angariar emprego, nomeadamente emprego estável; a desertificação; a baixa taxa de natalidade no concelho, onde progride o índice de envelhecimento. Mas notamos também uma outra dinâmica e uma esperança renovada entre os nordestenses relativamente à sua capacidade para inverter esses indicadores”, afirmou Duarte Freitas.

O líder dos social-democratas açorianos falava no final de uma visita de dois dias dos deputados do PSD/Açores eleitos por São Miguel ao concelho do Nordeste, onde o número de alunos que frequentam as escolas públicas tem vindo a baixar; onde as creches e jardins de infância continuam com vagas disponíveis e onde é ainda considerável o número de idosos que aguardam por uma vaga no lar.

“Existem um conjunto de desafios como a fixação de jovens, a criação de emprego jovem ou ainda a criação de condições para um envelhecimento digno que, acredito, este concelho de cidadãos que ao longo da História muito têm dado aos Açores e ao País vai conseguir superar”, reforçou Duarte Freitas.

O líder do PSD/Açores apontou as “potencialidades evidentes do Nordeste, um concelho de natureza, para que seja efetivado o tripé que junta a Agricultura, o Ambiente e o Turismo”, explicando que “uma aposta clara, com bons projetos e uma boa promoção, irá permitir a criação de mais emprego, bem como atrair e fixar mais pessoas em cada uma das nove freguesias do concelho”.

Duarte Freitas salientou ainda o facto de o Nordeste ser o concelho dos Açores com mais dificuldades de acesso ao mar, fruto do seu próprio relevo, para apelar ao “investimento público em zonas balneares como a Foz da Ribeira do Guilherme ou em portos como o porto da Vila de Nordeste ou o de Santana”.

“É preciso criar as condições para que a relação dos nordestenses com o mar se possa efetivar. Com o potencial turístico que o Nordeste tem é essencial que se cumpra o compromisso da zona balnear na Foz da Ribeira e que se criem outras zonas balneares e, assim, criar uma valia para os locais e turistas”, disse.

Durante a visita, os deputados do PSD/Açores eleitos por São Miguel reuniram e visitaram várias organizações e instituições do concelho como o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, Centro de Saúde, Escola Básica e Secundária de Nordeste, Escola Profissional, Serviços Florestais e o Centro Ambiental do Priolo, além de empreendimentos turísticos e explorações agrícolas.

Os deputados reuniram também com o executivo autárquico liderado por Miguel António Soares. No final da reunião de trabalho, Duarte Freitas destacou a “determinação” do Presidente da Câmara Municipal do Nordeste em “desenvolver um trabalho de proximidade com todas as pessoas e com todas as instituições do concelho”.

Fonte: PSD Açores

Ver também

TEATRO “SEJA BEM-VINDO QUEM VIER ROUBAR” COM A IUVENTUTE VIRTUTIS No próximo dia 21…

TEATRO “SEJA BEM-VINDO QUEM VIER ROUBAR” COM A IUVENTUTE VIRTUTIS No próximo dia 21…

TEATRO “SEJA BEM-VINDO QUEM VIER ROUBAR” COM A IUVENTUTE VIRTUTIS No próximo dia 21 de Dezembro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Velas, não perca a Peça de Teatro “Seja bem-vindo quem vier roubar” com o Grupo de Teatro Iuventute Virtutis, no âmbito da Agenda Cultural do Concelho de Velas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *