Duarte Freitas confia na capacidade dos nordestenses para superar desafios de um “concelho com potencialidades únicas”

O líder do PSD/Açores manifestou-se confiante na “capacidade dos nordestenses” para superar os desafios sociais, demográficos e económicos que se colocam ao Nordeste, um concelho com “potencialidades naturais únicas”.

“Registamos como uma preocupação global a dificuldade em angariar emprego, nomeadamente emprego estável; a desertificação; a baixa taxa de natalidade no concelho, onde progride o índice de envelhecimento. Mas notamos também uma outra dinâmica e uma esperança renovada entre os nordestenses relativamente à sua capacidade para inverter esses indicadores”, afirmou Duarte Freitas.

O líder dos social-democratas açorianos falava no final de uma visita de dois dias dos deputados do PSD/Açores eleitos por São Miguel ao concelho do Nordeste, onde o número de alunos que frequentam as escolas públicas tem vindo a baixar; onde as creches e jardins de infância continuam com vagas disponíveis e onde é ainda considerável o número de idosos que aguardam por uma vaga no lar.

“Existem um conjunto de desafios como a fixação de jovens, a criação de emprego jovem ou ainda a criação de condições para um envelhecimento digno que, acredito, este concelho de cidadãos que ao longo da História muito têm dado aos Açores e ao País vai conseguir superar”, reforçou Duarte Freitas.

O líder do PSD/Açores apontou as “potencialidades evidentes do Nordeste, um concelho de natureza, para que seja efetivado o tripé que junta a Agricultura, o Ambiente e o Turismo”, explicando que “uma aposta clara, com bons projetos e uma boa promoção, irá permitir a criação de mais emprego, bem como atrair e fixar mais pessoas em cada uma das nove freguesias do concelho”.

Duarte Freitas salientou ainda o facto de o Nordeste ser o concelho dos Açores com mais dificuldades de acesso ao mar, fruto do seu próprio relevo, para apelar ao “investimento público em zonas balneares como a Foz da Ribeira do Guilherme ou em portos como o porto da Vila de Nordeste ou o de Santana”.

“É preciso criar as condições para que a relação dos nordestenses com o mar se possa efetivar. Com o potencial turístico que o Nordeste tem é essencial que se cumpra o compromisso da zona balnear na Foz da Ribeira e que se criem outras zonas balneares e, assim, criar uma valia para os locais e turistas”, disse.

Durante a visita, os deputados do PSD/Açores eleitos por São Miguel reuniram e visitaram várias organizações e instituições do concelho como o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, Centro de Saúde, Escola Básica e Secundária de Nordeste, Escola Profissional, Serviços Florestais e o Centro Ambiental do Priolo, além de empreendimentos turísticos e explorações agrícolas.

Os deputados reuniram também com o executivo autárquico liderado por Miguel António Soares. No final da reunião de trabalho, Duarte Freitas destacou a “determinação” do Presidente da Câmara Municipal do Nordeste em “desenvolver um trabalho de proximidade com todas as pessoas e com todas as instituições do concelho”.

Fonte: PSD Açores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here