Vila Franca do Campo acolheu conferência do Responsável pelo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar

O auditório do Centro Cultural de Vila Franca do Campo acolheu, uma conferência sobre o papel do diretor de turma na promoção do Sucesso Educativo pelo professor José Verdasca, na quarta-feira, dia 24 de janeiro.
O professor José Verdasca é o responsável pelo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e a conferência destinou-se aos diretores de turma, representantes das diversas estruturas intermédias e demais docentes, tendo sido realizada no âmbito dos Projetos de Intervenção Comunitária nos Concelhos de Lagoa e Vila Franca do Campo.
Na ocasião, José Verdasca afirmou que o Projeto de Intervenção Comunitária tem-lhe sido descrito como um trabalho que “quer apostar em não deixar nenhuma criança para trás e quer envolver todos os atores com responsabilidade nesta matéria”.
“Os professores devem ser sempre os lideres pedagógicos, mas é importante e interessante que tenham ajuda de outros paradocentes, outras pessoas que possam colaborar neste trabalho de construção social e de integração escolar”, observou.
José Verdasca apontou, ainda, que se parte do pressuposto que para educar uma criança é necessária uma aldeia inteira, portanto, neste trabalho “é muito importante” que os atores institucionais, “a escola em primeiro lugar, com responsabilidade pedagógica e educativa, e depois outros parceiros como os municípios e os centros de formação possam estar associados neste desafio permanente que é fazer do sucesso a condição natural da escola”.
Este sucesso, frisou, só é alcançado com “muito trabalho e persistência, com identificação atempada dos problemas e intervenção preventiva”.
Antes, o Diretor Regional da Educação, José Freire, usou da palavra para reiterar que nos Açores, na Educação, há efetivamente que mudar e “isso só se faz com que está na sala de aula, com os professores”.
“Sem o vosso trabalho e valioso préstimo no dia-a-dia das escolas é impossível termos sucesso”, afirmou, acrescentando que o Projeto de Intervenção Comunitária que está a ser desenvolvido no concelho de Vila Franca do Campo é um exemplo do empenho que toda a comunidade está a ter para que, efetivamente, este seja um concelho de sucesso ao nível educativo.
Por sua vez, a Vereadora com o pelouro da Educação, Nélia Alves-Guimarães, reforçou a ideia de que a educação é um trabalho que passa não só pelos professores, mas que deve passar também pelos pais e comunidade em geral.
“É com a sinergia de atuações entre entidades institucionais, escolares e comunidade que é possível obter resultados cada vez melhores nas nossas escolas”, vincou.

Fonte: Câmara Municipal de Vila Franca do Campo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *