Berta Cabral questiona ministro da Defesa sobre Centro de Segurança Atlântica

A deputada do PSD/Açores na Assembleia da República, Berta Cabral, questionou hoje o ministro da Defesa sobre o Centro de Segurança Atlântica, cuja eventual criação tem sido referida “diversas vezes” pelo governante, mas “sem adiantar muitos detalhes”.

“O ministro da Defesa referiu, por diversas vezes, nas audições da comissão parlamentar de Defesa Nacional, a possibilidade da criação de um Centro de Segurança Atlântica na Base das Lajes, sem, no entanto, adiantar muitos detalhes sobre o tema”, afirmou a deputada social-democrata açoriana.

Em pergunta escrita feita ao ministério da Defesa, Berta Cabral solicitou que o governo da República explique que funções vai desempenhar o Centro de Segurança Atlântica, quais os seus objetivos e que países “estão interessados neste projeto”.

A deputada do PSD/Açores na Assembleia da República pretende, igualmente, saber “como é compatibilizado o projeto da criação do Centro de Segurança Atlântica com os interesses de outros países, nomeadamente os Estados Unidos da América, e com o Acordo de Cooperação e Defesa que Portugal mantém com este estado aliado”.

A parlamentar açoriana questionou ainda que compromissos envolve o Centro de Segurança Atlântica, da parte do governo português, “em termos do dispositivo de forças, financiamento e instalações”, qual o “calendário previsto” para a sua implementação e a forma de compatibilização desta estrutura com a NATO.

Berta Cabral justificou estas questões por “não ter havido nas reuniões tidas com os deputados a oportunidade de detalhar mais em pormenor” o projeto do Centro de Segurança Atlântica.

Fonte: PSD Açores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *