Cardeal Patriarca de Lisboa preside à Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Cardeal Patriarca de Lisboa preside à Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Jan 23, 2018 | Manchete

Maior festa religiosa dos Açores realiza-se entre 4 e 10 de maio

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realizam na ilha de S. Miguel, nos Açores, entre 4 e 10 de maio, vão ser este ano presididas pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

As festas serão celebradas em harmonia com as do Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico, que se realizam a 6 de agosto, tendo como tema comum “Há mais alegria em dar do que em receber” (ATOS 20:35), num esforço dos dois santuários em desenvolver uma pastoral conjunta.

As festas do Santo Cristo, que têm mais de três séculos de existência, atraem anualmente a Ponta Delgada milhares de peregrinos, oriundos de todas as ilhas do arquipélago e de vários pontos do país, mas também das comunidades de emigrantes espalhadas pelo mundo.

A imagem do Santo Cristo permanece no Convento da Esperança, em Ponta Delgada, durante todo o ano, só saindo à rua no quinto fim de semana a seguir à Páscoa.

O ponto alto é a procissão de domingo, que se realiza desde 1700, percorrendo as ruas da cidade com uma imagem do ‘Ecce Homo’ com mais de 400 anos, oferecida às freiras Clarissas pelo papa Paulo III.

O programa integra também a procissão da mudança da imagem do Santo Cristo, que sai na tarde de sábado do coro baixo do Convento da Esperança para a igreja anexa, cumprindo um trajeto à volta do Campo de S. Francisco.

Do programa festivo destacam-se, ainda, os tradicionais arraiais, concertos e arrematações. Este ano, as festas ganham um especial relevo sendo precedidas pela inauguração das obras de restauro e conservação do Coro Baixo na sexta feira, dia 4 de maio.

Orçadas em 400 mil euros, estas obras resultaram de um protocolo entre o Santuário e a autarquia de Ponta Delgada que as financia.

A obra, que ainda decorre, é “minuciosa” e consiste na recuperação dos azulejos do Coro Baixo e no revestimento das paredes.

A seguir ao Coro Baixo, será intervencionado o Coro Alto, na Igreja, depois os quartos no convento e posteriormente será construído o núcleo museológico, que terá um itinerário próprio.

O Convento irá ser intervencionado de forma a que os quartos venham a ter uma função social de acolhimento dos peregrinos, como acontece noutros santuários.

Em virtude desta obra, a imagem do Senhor Santo Cristo está neste momento colocada num espaço mais próximo da grade, permitindo aos fieis que ali se deslocam uma maior proximidade à imagem.

Fonte: Igreja Açores

Ver também

TEATRO “SEJA BEM-VINDO QUEM VIER ROUBAR” COM A IUVENTUTE VIRTUTIS No próximo dia 21…

TEATRO “SEJA BEM-VINDO QUEM VIER ROUBAR” COM A IUVENTUTE VIRTUTIS No próximo dia 21…

TEATRO “SEJA BEM-VINDO QUEM VIER ROUBAR” COM A IUVENTUTE VIRTUTIS No próximo dia 21 de Dezembro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Velas, não perca a Peça de Teatro “Seja bem-vindo quem vier roubar” com o Grupo de Teatro Iuventute Virtutis, no âmbito da Agenda Cultural do Concelho de Velas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *