Pastoral da Saúde promove simpósio sobre O Corpo

Jan 7, 2018 | Em destaque

Iniciativa conta com especialistas de várias academias

A Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde, em parceria com a Capelania do Hospital do Divino Espirito Santo de Ponta Delgada, vai organizar o simpósio “O Corpo” no próximo dia 2 de fevereiro, a partir das 9h30.

A iniciativa, que se realiza no auditório do Hospital do Divino Espírito, tem por objectivo propor uma reflexão integrada sobre a dor, a doença, os sentimentos do doente e do cuidador, a morte e o luto.

“O corpo transporta uma pessoa que sente, que se relaciona, que tem sentimentos, necessidades e quando tratamos o corpo, em caso de uma doença, não podemos esquecer as diferentes dimensões” disse ao Igreja Açores o responsável diocesano da pastoral da Saúde, Pe. Paulo Borges.

O simpósio, que se estende ao longo do dia, começa com uma primeira conferência sobre o corpo que pensa “O que nos espera” por Anselmo Borges, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Copimbra; segue-se uma segunda conferência sobre o corpo que vive “Motivos para a Esperança” por António Martins, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa. Da parte da tarde realizam-se mais três conferências a saber: uma sobre o corpo que morre “A Senescência da Pessoa” por António Gonçalves, médico de cuidados paliativos do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada; outra sobre o corpo que sente “Elaborar o impossível: alquimia da alma” por Ana Catarina Pimentel, psicóloga da Unidade de Oncologia do Hospital do Divino Espírito Santo e, finalmente, a última conferência sobre o corpo que ama “Expressão do meu ser na relação com o outro” por Renato Martins, psicólogo clínico da Liga Portuguesa contra o Cancro.

O simpósio é aberto ao público em geral, que deverá inscrever-se previamente, através de uma ficha de inscrição, tendo um custo por pessoa de 10 euros.

Fonte: Igreja Açores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here