contador gratuito
Sexta-feira , 25 Maio 2018

“Espaço Artifícios” ajuda famílias carenciadas da Fajã de Cima

“Espaço Artifícios” ajuda famílias carenciadas da Fajã de Cima

Dez 16, 2017 | Em destaque

“Espaço Artifícios” ajuda famílias carenciadas da Fajã de Cima

Antigo cinema da freguesia de Ponta Delgada é gerido pelo Centro Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira

O antigo cinema da freguesia da Fajã de Cima, em Ponta Delgada, é gerido pelo Centro Paroquial Nossa Senhora da Oliveira que o transformou em sala para convívios, ao serviço da comunidade e quem o utiliza paga uma “renda” em géneros alimentares que depois revertem a favor das famílias carenciadas.

“Desafiamos os utilizadores deste espaço a pagarem o seu aluguer através de um cabaz de alimentos que tenha por referência um agregado familiar com quatro ou cinco pessoas, entre elas crianças” refere a responsável do Centro Paroquial Ana Beatriz Resendes ao Igreja Açores.

O “contrato” de aluguer está regulamentado e definido sendo dado a conhecer previamente a todas as pessoas que requerem o aluguer do espaço.

“É muito flutuante a ocupação deste espaço mas agora no Natal não há dia de semana ou fim de semana que não esteja ocupado” refere a responsável que destaca a importância desta forma de pagamento que não envolve dinheiro mas sim uma componente solidária, comprometendo a própria comunidade na ajuda aos mais carenciados.

“Nós cedemos o espaço e a contrapartida de quem o utiliza é ajudar-nos a levar auxilio a quem tem necessidades”, refere ainda a dirigente que admite que este “serviço” dará para assegurar um cabaz mensal a “10 ou 15 famílias” da freguesia.

O projecto de cedência do “Espaço Artificios”, destinado a festas e eventos na freguesia da Fajã de Cima, foi iniciado em 2015 e junta-se a uma série de outros projectos desenvolvidos por este Centro Paroquial que procura promover ações que levem à integração social de pessoas excluídas, com baixas qualificações e problemas decorrentes de dependências, como os projectos “Entre Mãos” (que qualifica mulheres na área da costura), “Pedacinho de Terra” (que promove a agricultura biológica), ou o program “Ativamente”, desenvolvido em parceria com o BPI e com outras instituições do Concelho de Ponta Delgada, e que visa a avaliação, a estimulação cognitiva de idosos e o seu acompanhamento através de oficinas próprias e regulares.

O Centro Paroquial Nossa Senhora da Oliveira tem o estatuto de uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Tem uma valência de ATL, com cerca de 50 crianças dos 3 aos 10 anos; um centro de dia para idosos; presta apoio domiciliário ao nível da higiene e da alimentação a pessoas idosas e possui um centro comunitário com várias áreas de intervenção. Entre elas destacam-se o núcleo de habitação (que apoia em pequenas reabilitações de casas); o centro multi atividades jovem, para crianças entre os 11 e os 15 anos e uma equipa de emergência para apoio a situações de violência doméstica.

O Centro faz ainda, apoio familiar e aconselhamento parental, atuando ao nível da formação e educação parental.

Fonte: Igreja Açores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *