contador gratuito
Domingo , 27 Maio 2018

GRUPO FOLCLÓRICO DE CANTARES E BALHADOS DA RELVA LANÇA LIVRO “MEMÓRIAS FOTOGRÁFICAS

O Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, vai no próximo domingo dia 17 pelas 17 horas lançar um livro intitulado de “MEMÓRIAS FOTOGRÁFIAS”, trabalho coordenado pelo Dr. Adélio Amaro, onde estarão presentes os componentes atuais e os que desta coletividade já fizeram parte, entidades oficiais da freguesia, do concelho e da Região.
Do programa consta o próprio lançamento do livro, seguindo-se um coktail para os presentes.
Recorde-se que o Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, é detentor de um palmarés recheado de participações onde ao longo dos seus quarenta e um anos de existência tem representado a Freguesia, o concelho de Ponta Delgada, a Região e mesmo o país em Festivais Internacionais de Folclore em diversos países como Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha e França, incluíndo uma presença no Parlamento Europeu em Bruxelas.
Em Portugal, a participação em diversos Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore desde os Açores, Madeira e de norte a sul de Portugal Continental.
Fez uma recolha exaustiva dos trajes tradicionais da Ilha de São Miguel, dos quais é fiel depositário e os usa nas suas atuações, bem como o recuperar do “Cantar às Estrelas” na Freguesia da Relva.
A participação em vários programas de televisão na RTP onde marcou presença por seis vezes e em vários canais de televisão no Brasil aquando da digressão que efetuou aquele país.
Também o Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, que organiza em conjunto com a Junta de Freguesia da Relva, que já contou com Grupos da Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, Colombia, Eslováquia, Espanha, Estádos Unidos, Estónia, Itália, Letónia, Polónia, República Checa, e Venezuela, é um evento bem conceituado a nível nacional e internacional.
É de salientar que o Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico é o maior do género realizado na Ilha de São Miguel e um dos maiores dos Açores, decorre na Ilha de São Miguel durante mais de uma semana, com atuações dos Grupos vindos do exterior em diversas localidades e o espetáculo de gala no primeiro sábado de agosto na Freguesia da Relva.
O Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva é também membro efetivo da Federação do Folclore Português, do CIOFF e CCD do INATEL, ao longo da sua história tem contribuido para a preservação e divulgação do folclore e etnografia dos Açores, especificamente da Ilha de São Miguel.

 

Fonte: João de Medeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *