Plano São Lucas recolhe três toneladas de alimentos em campanha de fim de semana

Plano São Lucas recolhe três toneladas de alimentos em campanha de fim de semana

Nov 20, 2017 | Manchete

Plano São Lucas recolhe três toneladas de alimentos em campanha de fim de semana

Iniciativa assinalou I Dia Mundial do Pobre

O Projeto São Lucas – Plano Integrado de Resposta à Pobreza de São José – promoveu uma recolha alimentar que arrecadou três toneladas de alimentos durante este fim de semana. Esta iniciativa decorreu no Continente de Ponta Delgada no Centro Comercial Parque Atlântico, no âmbito do I Dia Mundial do Pobre.

De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelos responsáveis do projecto “estima-se que o valor total dos bens angariados ronde os 4.000€ e que este stock alimentar ajude as famílias beneficiárias nos próximos cinco meses”.

A recolha alimentar contou com a colaboração de cerca de 25 voluntários, compostos pelos movimentos da paróquia de S. José, designadamente Conferência Vicentina, Catequese, Pastoral Familiar e Centro Paroquial de Bem Estar Social de José. Participaram também neste evento jovens do Clube Rotaract, informa ainda a nota.

O Plano São Lucas já tinha realizado este ano uma recolha alimentar em Abril e um jantar de angariação de fundos em Outubro. Com o objetivo ainda de promover a autonomização das famílias promoveu, desde Janeiro até à data, seis ciclos de formação dirigidos às famílias beneficiárias cujos conteúdos incidiram sobre os temas “planeamento familiar”; “práticas parentais”; “empreendedorismo e microcrédito”; “cuidados à pessoa idosa” e “orientação vocacional”. Estas ações assentaram numa parceria estabelecida com várias instituições ilha de S. Miguel, nomeadamente a Associação para o Planeamento Familiar e Saúde Sexual e Reprodutiva (APFSSR), a Associação Solidaried’arte, a Associação de Séniores de S. Miguel, a Cresaçor e o Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica.

No Advento, o projecto vai desenvolver uma campanha de angariação de prendas de natal para as crianças e jovens beneficiárias que será apadrinhada pela empresa Sonae. Esta campanha irá ser alargada a outras paróquias da cidade de Ponta Delgada, sob orientação do Serviço Diocesano da Pastoral Social, “assente num espírito de partilha e trabalho em rede”, acrescenta a nota informativa.

O Plano S. Lucas foi criado com a missão de melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de desvantagem económica e social, residentes na Paróquia de São José, concelho de Ponta Delgada, apoiando neste momento 40 agregados familiares.

A missão deste projeto traduz na prática a mensagem proferida pelo Santo Padre na Missa do Dia Mundial do Pobre: “Amar o pobre significa lutar contra todas as pobrezas espirituais e materiais”.

Fonte: Igreja Açores