Duarte Freitas considera “grave” que haja “falta de sintonia” sobre Base das Lajes

O presidente do PSD/Açores considerou “grave” que haja “falta de sintonia” entre os governos da Região e da República sobre a Base das Lajes, alegando que estão em causa “assuntos de Estado”.

“Eu gostaria de fazer um comentário em nome do PSD/Açores sobre a dissonância grave que existiu entre aquilo que foram as afirmações do ministro Santos Silva e aquilo que foram as afirmações do doutor Vasco Cordeiro. É grave, porque este é um assunto de Estado, da maior importância para Portugal e para os Açores”, afirmou Duarte Freitas,

O líder dos social-democratas açorianos salientou que “haver dois representantes a este nível do Estado português com afirmações tão díspares não deixa de ser preocupante”.

“É grave que haja falta de sintonia em assuntos de Estado”, frisou.

Em causa estão as declarações contraditórias do ministro dos Negócios Estrangeiros e do presidente do governo regional dos Açores sobre a Base das Lajes e o orçamento da Defesa dos Estados Unidos da América para 2018.

Para Duarte Freitas, é essencial que os governos da Região e da República “se sintonizem de novo” em relação ao dossier da Base das Lajes, mas também que “o governo regional, dentro da sua própria estrutura, esteja sintonizado”.

“Não pode um membro do governo regional dos Açores andar a oferecer casas que são dos americanos para projetos na ilha Terceira, quando é do conhecimento dos governos regional e nacional que as casas dos americanos – que já quiseram entregar a Portugal várias vezes e que nunca foram aceites, e bem – são uma das principais mais-valias que a Região tem para garantir alternativas futuras para a Base das Lajes”, explicou.

O presidente do PSD/Açores referia-se ao vídeo promocional do projeto “Terceira Tech Island”, em que surge o vice-presidente do governo regional, Sérgio Ávila, a afirmar que a ilha tem cerca de 400 casas para disponibilizar, ao mesmo tempo que são exibidas várias imagens dos alojamentos norte-americanos na Base das Lajes.

O líder dos social-democratas açorianos referiu ainda que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, já por diversas vezes demonstrou “muita ligeireza” em comentários feitos sobre a Base das Lajes.

Fonte: PSD Açores