Centro Pastoral Pio XII acolhe assembleia de jovens da ouvidoria de Ponta Delgada

Centro Pastoral Pio XII acolhe assembleia de jovens da ouvidoria de Ponta Delgada

Nov 17, 2017 | Em destaque

Centro Pastoral Pio XII acolhe assembleia de jovens da ouvidoria de Ponta Delgada

Serviço diocesano da pastoral juvenil e ouvidoria de Ponta Delgada querem tomar aos jovens cristãos

O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil e a ouvidoria de Ponta Delgada acabam de propor aos grupos e movimentos de juventude uma caminhada de reflexão que terá o seu ponto alto na assembleia de jovens que se realizará a 19 e 20 de janeiro, no centro Pastoral Pio XII.

De acordo com uma nota enviada a todos os grupos de jovens da ouvidoria, a que o Sítio Igreja Açores teve acesso esta sexta feira, o objectivo é “ouvir os Jovens, pensar com os jovens e comprometer-nos com os jovens”, referem os organizadores que lançam uma série de questões “para serem pensadas e partilhadas” nesses dois dias que têm em vista a preparação do Congresso Diocesano de Jovens que se realizará em São Miguel em junho do próximo ano.

As perguntas lançadas aos jovens são três e pretendem aferir a natureza dos problemas que os jovens enfrentam; como é que em cada comunidade se pode ter uma igreja jovem e com jovens e, finalmente, qual o papel dos jovens para que a pastoral juvenil seja uma referência em cada uma das comunidades paroquiais.

As respostas a este questionário preparatório da Assembleia devem ser enviadas até ao dia 07 de Janeiro para o e-mail: pjacores.geral@gmail.com

A Assembleia de Jovens destina-se a todos os Jovens da Ouvidoria com idades compreendidas entre os 16 e 30 anos.

“Para uma boa Assembleia precisamos de um excelente caminho. É o que agora queremos iniciar com todos. Assim, lançamos o convite e convocamos toda a Juventude da Ouvidoria, a que se coloque em marcha rumo à nossa Assembleia de Jovens, para que esta seja um marco importante neste nosso Ano Pastoral e um frutífero contributo para mais e melhor Pastoral Juvenil na Ouvidoria” referem os organizadores.

“Este caminho que agora iniciámos deverá ser orientado pela reflexão” diz ainda a nota da organização lembrando que ninguém deve ficar “à beira do caminho” e “todos devem participar”.

Do programa para os dias 19 e 20 constam, entre outros, uma Palavra de saudação pelo Ouvidor; apresentação das respostas ao Questionário sobre a vida dos Jovens na ouvidoria de Ponta Delgada; uma conferência e diferentes workshops. A jornada termina com uma Eucaristia às 12h30 do dia 20 na Igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada.

Fonte: Igreja Açores