Serviço Municipal de Proteção Civil participa em exercício de emergência total no Aeroporto da Horta

Serviço Municipal de Proteção Civil participa em exercício de emergência total no Aeroporto da Horta

Publicado em 14 novembro 2017

Visualizações: 47



Na sequência de certificação dos Aeroportos dos Açores geridos pela empresa ANA aeroportos foi realizado um exercício Emergência Total no Aeroporto da Horta no passado dia 9 de novembro.

O simulacro teve como objetivo testar todos os intervenientes/entidades internas e externas potencialmente envolvidos que possam intervir num acidente desta natureza.

De acordo com o coordenador Municipal do Serviço de Proteção Civil, “o cenário baseou-se numa situação de uma aeronave em rota que solicita aterragem de emergência devido a problema no sistema de combustível. Na fase final de aproximação, o Airbus A319 LR com 45 passageiros (Crew:3; Pax: 25) despenha-se na zona de aproximação da pista 10, espalhando os destroços, inclusive na orla costeira”.

O Serviço Municipal de Proteção Civil esteve presente no Centro de Operações de Emergência, com a sua equipa, chefiada pelo Sr. Presidente da Câmara.

A integração do SMPC, mostrou-se positiva, sendo mais um momento de crescimento e interação entre as várias entidades presentes.

Os ensinamentos recolhidos e as capacidades demonstradas no final da operação permitem a todos os intervenientes encarar ainda com maior segurança eventuais cenários de crise que, não sendo desejados, possam vir a ocorrer.

Fonte: C. M. de Horta