AUTARQUIA LAGOENSE RECEBE COMISSÃO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA DO SUCESSO EDUCATIVO

A Comissão de Intervenção Comunitária do “Sucesso Educativo: Escola – Comunidade – Família” reuniu esta terça-feira, 31 de outubro, na Casa da Cultura Carlos César.
Esta foi a primeira de várias reuniões deste grupo de trabalho a ser realizada no âmbito deste Programa de Intervenção Comunitária, o qual tem vindo a ser implementado no concelho lagoense desde Junho de 2016. No seu primeiro ano letivo, o projeto piloto que chama à participação todas as entidades envolvidas no fenómeno educativo, e sob a coordenação científica de uma equipa de professores e investigadores do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), resultou num manual de boas práticas ao nível de três eixos orientadores: escola, comunidade e família. Esta constitui agora uma linha metodológica do “Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, Açores pela Educação” e uma ferramenta de trabalho essencial para todos os profissionais envolvidos, uma bússola para o longo caminho que há ainda a percorrer.
Apesar da permanente atenção para a emergência de novos casos de alunos em risco e da intenção de integrá-los neste projeto, houve um consenso entre os membros da Comissão reunida quanto à necessidade de continuar a acompanhar os alunos abrangidos por esta linha metodológica inovadora na região. A importância de compreender e intervir num contexto mais alargado da vida dos alunos sinalizados foi também aceite unanimemente, dado que o insucesso escolar resulta frequentemente de diversos problemas familiares mais abrangentes, sendo recomendada uma intervenção sistémica.
Definida a linha metodológica a seguir, cabe agora à Câmara Municipal de Lagoa, em sintonia com o ISSA e Direção Regional da Educação, coordenar as etapas subsequentes do Programa de Intervenção Comunitária “Sucesso Educativo: Escola – Comunidade – Família”. Prova deste compromisso foi a reunião agora realizada, à qual seguir-se-ão nos próximos meses muitos outros momentos dedicados à promoção do sucesso escolar dos jovens lagoenses.
Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *