PSD quer verbas para a descontaminação da Terceira no OE2018

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República, Berta Cabral e António Ventura, vão entregar uma proposta de alteração ao Orçamento de Estado para 2018 (OE2018), de forma a serem consideradas no documento “as verbas inscritas no Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), no que concerne à descontaminação dos solos e aquíferos da ilha”, explicam.

Os social democratas recordam que o PREIT, no seu Eixo 5 – Reconversão e Limpeza Ambiental -, “possui uma verba de 100 milhões de euros/ano destinada, sobretudo, à descontaminação dos solos e aquíferos do concelho da Praia da Vitória”.

Para Berta Cabral e António Ventura, “é preciso passar das palavras às ações, e este Governo só fala e fala e torna a falar, criando a falsa perspetiva de que está a cumprir o PREIT”, afirmam.

Os deputados do PSD/Açores dizem que não vão parar “de reivindicar uma descontaminação responsável e abrangente, até porque estão em causa a saúde humana e o ambiente”.

“Não podemos esperar mais pelas negociações com os Estados Unidos e pular de bilateral em bilateral. Este é um processo que tem de seguir o seu caminho”, consideram.

Os parlamentares apontam para o facto de que a contaminação “não espera por novas negociações, pelo que o Estado, enquanto primeiro responsável pelo Acordo da Base das Lajes, deve assumir as suas obrigações com os açorianos. Não se pode perder mais tempo”, alertam.

E acrescentam que “foi o próprio Ministro dos Negócios Estrangeiros, em audição parlamentar e após a reunião da última bilateral, a dizer que não estavam a conseguir mais verbas dos Estados Unidos para fazer uma melhor descontaminação”.

Berta Cabral e António Ventura estranham ainda “que os Deputados do PS não reclamem as verbas do PREIT no Orçamento de 2018”.

Fonte: PSD Açores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *