VEENDAM EM ESTREIA NA HORTA E NO TERMINAL DE CRUZEIROS DAS PORTAS DO MAR

O Terminal Marítimo da Horta deve receber amanhã, dia 27 de outubro, a escala inaugural do Veendam, navio de cruzeiros da afamada Holland America Line. O paquete holandês encontra-se a realizar uma peculiar viagem transatlântica de 54 dias, entre New York e Ft. Lauderdale. Embora os dois portos norte-americanos estejam relativamente próximos, facto é que o Veendam vem realizar várias visitas a cidades europeias antes de regressar aos EUA. Assim, depois da dupla escala nos Açores, vai atracar no Funchal e em vários portos espanhóis, italianos, croatas, gregos e marroquinos, numa verdadeira aventura atlântica e mediterrânica.

Na ilha do Faial é aguardado cerca das 09h00 e deve zarpar pelas 18H00, com destino a Ponta Delgada. No sábado, estimamos que o navio conclua o processo de amarração pelas 07h00, devendo permanecer atracado até às 17h00, hora agendada para rumar até Lisboa.

Construído nos estaleiros italianos Fincantieri, em Veneza, entrou ao serviço do atual operador em maio de 1996. O Veendam foi o último de quatro navios da classe Statendam. Em 2009, o navio foi remodelado e essa intervenção incluiu a adição de dois decks na zona exterior da popa do navio.

Com 219 metros de comprimento, 31 metros de boca e 7,5 metros de calado, possui 57,100 mil toneladas de arqueação bruta e pode acomodar até 1366 passageiros com 561 tripulantes.

Fonte: Portos dos Açores SA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *