Serviço Municipal de Proteção Civil participa em exercício de teste ao Plano de Emergência da SAAGA

Serviço Municipal de Proteção Civil participa em exercício de teste ao Plano de Emergência da SAAGA

Publicado em 26 outubro 2017

Visualizações: 30



Decorreu na tarde de quarta-feira, 25 de outubro, um exercício de teste ao plano de emergência da SAAGA.

“O exercício apresenta um saldo positivo, tendo, acima de tudo, permitido testar em ambiente aproximado do real os pressupostos do Plano de Emergência Interno da SAAGA”, afirmou Nuno Henriques, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Esta ação, inserida no calendário anual de exercícios da SAAGA, foi organizado de forma a avaliar a eficácia do plano de emergência da SAAGA, envolvendo as entidades externas que atuariam numa potencial situação real.

Paralelamente, este exercício permitiu também testar a organização, a cooperação, o planeamento e a execução da resposta operacional da proteção civil e dos seus agentes no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS).

No que diz respeito à coordenação institucional, o exercício possibilitou testar a articulação em ambiente operacional entre as forças envolvidas e permitiu perceber o que é necessário retificar em situações reais ou futuros exercícios.

Participaram nesta atividade, para além do Serviço Municipal de Proteção Civil, o Corpo de Bombeiros do Faial, a Polícia de Segurança Pública, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e a Direção Regional do Ambiente.

Fonte: C. M. de Horta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *