Jornadas diocesanas de Comunicação debatem a construção da verdade

Jornadas diocesanas de Comunicação debatem a construção da verdade

Out 25, 2017 | Manchete

Iniciativa tem lugar esta sexta feira no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico

O Serviço da Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja, da diocese de Angra, juntamente com a Ouvidoria do Pico e o Jornal O Dever, promove no próximo dia 27 de outubro as III Jornadas Diocesanas de Comunicação Social, que decorrerão nas Lajes do Pico.

A iniciativa, inserida no âmbito das celebrações do centenário do Jornal O Dever, propriedade da paróquia das Lajes, reunirá jornalistas e académicos para, em conjunto refletirem sobre “A construção da verdade num mundo global” e é aberto à comunidade em geral.

O objetivo é discutir a responsabilidade social e profissional dos jornalistas que trabalham em órgãos de comunicação social generalistas e de inspiração cristã na construção de uma informação rigorosa, objetiva, isenta e pautada por critérios éticos.

O tema tem como ponto de partida a mensagem do Santo Padre para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais intitulada “Não tenhas medo, que Eu estou contigo. Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”.

No fundo, o que é proposto é um fórum de debate sobre a possibilidade de “fazermos notícias que entrem numa dinâmica construtiva para a sociedade e para o ser humano”, diz o responsável diocesano pelo Serviço, Cónego Ricardo Henriques.

O tema “é importante” e “surge em ligação” com os anteriores, das primeiras jornadas: os media como forma de evangelização ; a comunicação uma ponte para a inclusão.

“Desta vez vamos discutir o que é a verdade: a verdade construída ou há alguma verdade objetiva desligada de cada um. Estas questões interrogam-nos: factos são factos, acontecimentos são acontecimentos mas o modo como cada um recolhe a informação e vê cada acontecimento é muito particular e tudo isso entra na construção do mundo” refere o sacerdote.

“Hoje em dia joga-se muito com este conceito de pós verdade que, ao contrário de uma visão escolástica de adequação entre a verdade e o acontecimento, nos remete para um foro mais individual” acrescenta ainda.

Entre os conferencistas contam-se o Professor da Universidade dos Açores Rolando Lalanda Gonçalves, sociólogo e investigador na área dos media e o Pe José Júlio Rocha, teólogo e docente no Seminário Episcopal de Angra.

Nas mesas redondas estarão jornalistas de orgãos de informação generalista e ligados à igreja, entre eles, o chefe de redação da Agência Ecclesia, Octávio Carmo e o diretor de comunicação do Patriarcado de Lisboa, Pe. Nuno do Rosário Fernandes.

Entre os oradores contam-se também os jornalistas Ricardo Freitas, David Borges, Milton Dias, e o diretor do jornal A Crença, Pe. António Cassiano, entre outros.

As jornadas de Comunicação destinam-se ao público em geral e têm entrada livre. Começam às 9h30 de sexta feira.

Fonte: Igreja Açores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *