American Samoa, a Polinésia Americana

American Samoa, a Polinésia Americana

21 de Outubro, 2017 0 Por Azores Today

IMG_4539A arqueologia revela que a Samoa é povoada há mais de 3000 anos, porém, aquando da guerra civil de 1880, os EUA, a Grã-Bretanha e a Alemanha competiram qual seria o poder internacional que ficaria a governar estas ilhas. Segundo reza a História, por decisão de chefes locais, as ilhas a Oeste ficaram sobre alçada da Alemanha, hoje conhecidas como Western Samoa e as ilhas mais Este passaram a chamar-se American Samoa, adivinhando-se facilmente quem ganhou a disputa.

IMG_4434

Foi nesta última que paramos uns dias, mais propriamente na ilha Tutuila, e foi revelador ver como a influência internacional, neste povo polinésio, se mostra ao primeiro olhar comparativo com a Polinésia Francesa. A raiz é a mesma, a terra é igual, mas têm sido “regadas” de maneiras tão diferentes, que o resultado é surpreendente… Uma população maioritariamente obesa, com carros enormes, supermercados com produtos XL, casas pré-fabricadas e o “à vontade” e simpatia americano contrastam com a limpeza, a estética e a organização da vizinha Polinésia Francesa. Mas que não se pense que aqui é a América, porque não é! A cultura polinésia consegue vingar – no uniforme do senhor da emigração, de saia e colar, nas senhoras de flor atrás da orelha, nos adolescentes que usam compridos “panôs” à volta das calças, tanto as raparigas como os rapazes, no mercado com cestos de folha de palmeira cheios de cocos e fruta-pão, no desporto, que também aqui, dá o primeiríssimo lugar das preferências à canoagem.

IMG_4505 IMG_4534

IMG_4467

IMG_4527

IMG_4501

“Graduation day!” Os finalistas são premiados com vários colares de chocolates, gomas e rebuçados!!

E só aqui vimos canoas tão grandes!! As várias vilas da ilha competem anualmente em canoas que levam 50 homens cada, imaginem, cerca de 20 canoas, remadas por enormes homens tatuados, milimetricamente regulados por gritos cheios de testosterona. Também não vimos esta competição, mas experimentamos um passeio numa destas canoas e conto-vos, andam a uma velocidade incrível e a energia que ali se sente, faz-nos ter coragem de ir para “guerra” naquilo!!

IMG_4626

IMG_4439

Amontoada à volta da baía de Pago Pago, onde ancoramos, fica a Rainmaker Mountein, que faz desta bela localidade a baía mais chuvosa do mundo! E do seu sopé, uma enorme reserva natural, tal é a riqueza da sua flora e fauna – belos trilhos pedestres esperam quem tem tempo para explorar os cerca de 1000 hectares do National Park of American Samoa. Mas como as nossas crianças são mais de praia, optamos por palmilhar a Alega Beach, umas das muitas praias de areia branca e mar azul turquesa, pejado de corais e peixinhos de encantar.

Muitas maravilhas ficaram por explorar, neste tão aliciante pedaço do mundo, mas aquela que mais me vai ficar no pensamento é o Fagatele Bay National Marine Sanctuary, saído da cratera de um vulcão, alberga mais de 200 espécies de coral e é o porto de abrigo de tartarugas, baleias de bossa e outros fantásticos. Quem sabe, noutro dia, vamos lá 😊

IMG_4598

IMG_4514

IMG_4516

Os autocarros locais são adaptações “caseiras” de carrinhas e pick-ups!

IMG_4619

Também aqui as danças polinésias estão presentes em todas as festividades e reuniões!

IMG_4635

O post American Samoa, a Polinésia Americana aparece primeiro no Uma família Açoriana.

Fonte: Volta Ao Mundo de Uma Familia Açoriana