Ciclone Ophelia: actualização

Ciclone Ophelia: actualização

14 de Outubro, 2017 0 Por Azores Today

O I.P.M.A. informa que às 09h (hora dos Açores), o centro do ciclone Ophelia (categoria 2 na escala de Saffir-Simpson), localizava-se a 435 km a SW da ilha Santa Maria. O ciclone está a deslocar-se para E/NE a 40 km/h em direção ao arquipélago e é esperado que nas próximas 6 não sofra alteração significativa na sua intensidade. Prevê-se que às 18h (hora dos Açores) de hoje (sábado), o centro do furacão Ophelia se encontre a cerca de 150 km a S da ilha de Santa Maria, continuando o seu deslocamento para NE.

Devido à interação de uma superfície frontal fria com ondulações com o ciclone tropical Ophelia, prevê-se precipitação forte (superior a 40 mm acumulados em 1 hora) e acompanhada de trovoada, vento com rajadas que em S. Miguel podem chegar aos 100 km/h e em S. Maria poderão ultrapassar os 100 km/h e ondas que podem atingir os 6 metros de altura significativa.

Para o grupo Central, prevê-se uma intensificação da superfície fontal fria que poderá provocar precipitação forte (superior a 40 mm acumulados em 1 hora), podendo ser acompanhada de trovoada

Fonte:  I.P.M.A.