Deputados questionam República sobre “objetivos estratégicos” para a Base das Lajes

Deputados questionam República sobre “objetivos estratégicos” para a Base das Lajes

4 de Outubro, 2017 0 Por PSD Acores

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República questionaram o Governo sobre quais os “objetivos estratégicos” do Estado português para a Base das Lajes, alegando que os sucessivos anúncios de projetos para a infraestrutura militar “por vezes se atropelam”.

“Importa perceber qual o planeamento geostratégico e a atuação geopolítica do Governo sobre a localização da Base das Lajes e suas estruturas, já que os anúncios do Governo por vezes se atropelam, impedindo perceber o que pretende o Governo para a Base das Lajes”, afirmaram Berta Cabral e António Ventura.

Em pergunta escrita feita ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, os parlamentares açorianos inquiriram se o Governo da República teve conhecimento da proposta dos Estados Unidos de transformar a Base das Lajes num campo para exercícios de guerra aéreos e subaquáticos.

Segundo os deputados social-democratas açorianos, o Governo da República, caso tenha sido informado da pretensão norte-americana para a Base das Lajes, deve explicar “como esta proposta se coaduna com outras vontades anunciadas pelo Governo, como seja a criação de um ‘Air Center’”.

Berta Cabral e António Ventura tencionam igualmente saber como é que o Governo da República conjuga a proposta dos Estados Unidos para a Base das Lajes com os convites feitos pelo primeiro-ministro português à China para investir na Base das Lajes e no porto da Praia da Vitória.

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República pretendem, por isso, que o Ministro dos Negócios Estrangeiros explique “qual a visão política e a respetiva atuação geopolítica do Governo sobre a posição geostratégica da Base das Lajes”, bem como quais os “objetivos estratégicos para a Base das Lajes e suas estruturas conexas, como o Porto Marítimo”.

Ler Mais em: PSD Açores