ùltimas Notícias

Papa escolhe «fake news» como tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais

Papa escolhe «fake news» como tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais

Set 30, 2017 | Manchete

Jornadas diocesanas de Comunicação Social no Pico antecipam debate

O Vaticano acaba de anunciar que o Papa escolheu o tema das ‘fake news’ como centro da reflexão para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2018.

«A verdade vos tornará livres » (Jo 8, 32). Notícias falsas e jornalismo de paz» é a proposta completa que Francisco faz para a 52ª edição desta iniciativa anual, fruto do Concílio Vaticano II.

A Secretaria para a Comunicação do Vaticano considera, em comunicado, que a difusão de notícias falsas alimenta uma “forte polarização” da opinião pública, apontando o dedo à “distorção instrumental dos factos”.

“Num contexto em que as empresas de referência da social web e o mundo das instituições e da política começaram a enfrentar este fenómeno, também a Igreja quer oferecer um contributo, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação nos media”, assinala o organismo da Santa Sé.

O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais disse à Agência ECCLESIA que esta é uma “realidade premente”.

“Estamos numa cultura de opinião, de descarte e a Igreja tem obrigação de reconhecer que há uma verdade a alcançar”, assinalou D. João Lavrador, no final das Jornadas Nacionais da Comunicação Social.

O responsável considera que “unir a verdade com uma comunidade verdadeiramente honesta, séria”, em sentido de verdadeiro jornalismo e “conjugar com a paz” “é fundamental”.

“É esse conjunto que nos pode levar para uma comunicação ao serviço do ser humano e para a valorização do ser humano”, acrescentou. D. João Lavrador.

O bispo de Angra observa que “é um perigo” a comunicação social ser levada para a notícia falsa e “não para a verdadeira notícia”.

“A opinião pessoal embora tenha valor mas se não é bem enquadrada pode levar para desvirtuar o que é o sentido da realidade ou o sentido da verdade e podemos entrar na falsidade”, desenvolveu o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

A mensagem do Papa é tradicionalmente publicada na véspera da festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, no dia 24 de janeiro.

Esta manhã, Francisco recebeu os membros do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, falando da mudança cultural provocada pelas tecnologias da comunicação, que colocou em evidência “a falta de uma verdadeira relação interpessoal e interesse pelo outro”.

Recorde-se que este é o tema das Jornadas Diocesanas de Comunicação Social que se realizam no Pico no dia 27 de outubro reunindo académicos, jornalistas e investigadores para refletirem sobre “a Construção da Verdade num mundo Global”.

No centro do debate está a pós verdade e as “fake news” e de que forma os jornalistas são capazes de conciliar a instantaneidade da informação, promovida pelas redes sociais e a verificação das fontes.

As jornadas realizam-se no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, São presididas pelo bispo de Angra e terão duas conferências dos professores Lalanda Gonçalves, da Universidade dos Açores, e do Pe Júlio Rocha. Nas duas mesas redondas estarão jornalistas nacionais e regionais, alguns da imprensa de inspiração cristã, que irão debater estas questões. O encontro é aberto ao público em geral, a entrada é livre mas requere inscrição para info@igrejaacores.pt

Ler Mais em: Igreja Açores

Ver também

Cáritas da Ilha Terceira convida jovens para um encontro

Cáritas da Ilha Terceira convida jovens para um encontro Out 30, 2017 | Açores Iniciativa pretendeu dar a conhecer o valor da solidariedade Abrir as portas da Cáritas e dar a c..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *