Dom João Lavrador destaca qualidades humanas de Dom Manuel

Set 24, 2017 | Manchete

Bispo Emérito de Setúbal faleceu este domingo e tinha uma forte ligação aos Açores.

Fomos surpreendidos pela morte do Senhor Dom Manuel Martins, Bispo emérito de Setúbal. Apesar da sua idade, tínhamos o gosto de o ter por perto e de aprender com a sua vida, espelho autêntico do Evangelho. Daí que, apesar da esperança que se alimenta na fé, a sua morte se apresente com surpresa e dor pela perda de um Bispo que soube ser profeta e apóstolo em todo o seu magistério.

Fica-me uma palavra de muita gratidão em nome da diocese de Angra pela amizade e carinho que demonstrou por palavras elogiosas para este bom povo dos açores, mas sobretudo pela sua presença regular e empenhada em diversas situações da vida desta Igreja diocesana, seja na presidência, seja na substituição de alguns párocos que deste modo poderiam usufruir de algum tempo de descanso.

Agradeço ao Senhor Dom Manuel Martins a sua vida inspiradora de uma acção pastoral norteada pela defesa da dignidade humana, privilegiando os mais frágeis e excluídos e pelo diálogo lúcido e coerente com o mundo do nosso tempo.

Em meu nome pessoal e da diocese de Angra e Ilhas dos Açores apresento as condolências fraternas e a certeza da nossa oração à diocese de Setúbal e ao seu Bispo, Dom José Ornelas, e à sua diocese de origem e na qual ultimamente vivia, o Porto, e ao seu Administrador Diocesano, Dom António Taipa.

Que o senhor da Vida compense o Senhor Dom Manuel Martins na Eternidade pelo bem que fez no tempo.

+João Lavrador, Bispo de Angra e Ilhas dos Açores

Ler Mais em: Igreja Açores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here