É já a partir da próxima segunda-feira, e até 7 de julho, que 12 jovens, apoiados pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, vão frequentar o programa “Verão Jovem” da Academia Júnior da Universidade dos Açores.
Esta quarta-feira, o Vice-presidente da Autarquia, Fernando Fernandes, que tutela a área da Educação, apresentou aos pais e alunos dos 7º, 8º e 9º anos das escolas dos Arrifes, Remédios, Ginetes, Antero de Quental, Laranjeiras e Domingos Rebelo a segunda edição da Academia Júnior.
Fernando Marques Fernandes sublinhou a importância desta parceria entre a Câmara de Ponta Delgada e a Universidade dos Açores, que visa propiciar que dois jovens de cada uma das escolas acima referidas possam passar uma semana na Academia açoriana.
Trata-se de um primeiro contacto com a vida académica, que permitirá aos 12 jovens selecionados por cada uma das escolas não apenas conhecer a Universidade dos Açores, mas também ter inúmeras atividades lúdicas que serão importantes para o seu percurso pessoal.
O projeto da Universidade dos Açores, uma iniciativa inédita nos Açores, a que a Câmara de Ponta Delgada se associou desde a primeira hora, ajuda 12 alunos com carências económicas a frequentarem a Academia Júnior da Universidade açoriana, com o objetivo de premiar o mérito, estimular a sua escolha vocacional e o prosseguimento de estudos.
Fernando Marques Fernandes aproveitou a oportunidade para evidenciar o mérito dos alunos e o esforço dos pais e encarregados de educação, bem como dos professores, destacando a abertura das escolas para esta iniciativa inédita nos Açores.
Recorde-se que esta parceria surge na sequência de um acordo de apoio à participação de jovens estudantes beneficiários do 1º ou 2º escalão da Ação Social Escolar em atividades do programa “Verão Jovem na UAÇ”, assinado entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada, a Universidade dos Açores e as Escolas Básicas Integradas e Secundárias públicas do concelho.
Desta forma, materializou-se o convénio estratégico entre a Universidade e a Câmara, a 1 de março de 2016, que visa o desenvolvimento económico de Ponta Delgada e um maior envolvimento da Academia com a sociedade em geral.
Para o Vice-presidente, este projeto é de crucial importância, uma vez que “apoia alunos com mérito cívico e escolar, que não devem ser limitados pelas suas carências económicas. A Autarquia assegura, assim, a oportunidade destes jovens descobrirem o seu talento e terem uma noção das escolhas que poderão fazer no futuro”.
A parceria já referida visa, precisamente, apoiar a participação de dois estudantes de cada um dos estabelecimentos de ensino no Programa Verão Jovem na UAÇ “Os Exploradores”, da Academia Júnior da Universidade dos Açores.
Os destinatários são selecionados segundo os seguintes critérios: a média mais alta das classificações dos 1.º e 2.º períodos do ano letivo em curso; residentes no concelho de Ponta Delgada; beneficiários dos 1.º ou 2.º escalões da Ação Social Escolar; não ter participações disciplinares nem faltas injustificadas neste ano letivo e bom aproveitamento em todas as disciplinas.
Têm, por outro lado, de demonstrar capacidade de socialização e adaptação a novos meios e ter a capacidade de argumentar de forma sustentada a sua motivação para integrar o programa, em entrevista.
Quanto ao protocolo assinado entre a Universidade e a Autarquia, estabeleceu as condições gerais para a participação de jovens que frequentam o 3.º ciclo do Ensino Básico e/ou do Ensino Secundário numa escola do Concelho em atividades da Academia Júnior da Universidade dos Açores.
A Autarquia apoia a participação de 12 jovens neste projeto da Universidade dos Açores, acarretando os custos das inscrições e alimentação e transporte.

Vm l8491

Ler Mais em: C. M. de Ponta Delgada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here