Bispo de Fall River destaca “entrega e doação” no culto ao Senhor Santo Cristo

Bispo de Fall River destaca “entrega e doação” no culto ao Senhor Santo Cristo

19 de Maio, 2017 0 Por Azores Today

Bispo de Fall River destaca “entrega e doação” no culto ao Senhor Santo Cristo

Mai 19, 2017 | Manchete

D. Edgar da Cunha em entrevista ao programa de Rádio Igreja Açores fala da forma como a comunidade portuguesa em Fall River está a viver os dias da administração Trump

O bispo de Fall River, D. Edgar da Cunha, preside este ano às festas do Senhor Santo Cristo em Ponta Delgada e numa entrevista ao programa de rádio Igreja Açores afirma estar satisfeito com “o entusiasmo, o envolvimento, a alegria e o espírito de doação” do povo açoriano em relação ao Senhor Santo Cristo.

“Já participei no tríduo preparatório e tenho visto a forma intensa com que toda a gente se prepara e se entrega a estas festas” disse o prelado da cidade norte americana que porventura tem mais micaelenses a residir.

“Os açorianos são muito participativos e procuram de uma forma muito intensa que os filhos perpetuem as suas origens mas não está sendo fácil” disse D. Edgar da Cunha, que visita pela primeira vez os Açores.

“O Senhor santo Cristo dos Milagres é parte da história e da fé do povo açoriano e onde quer que esteja um açoriano está sempre conectado com este culto” destaca o prelado sublinhando o desafio que os católicos têm pela frente na missão de evangelização.

“Como em todas as comunidades étnicas vemos uma pequena mudança nos mais jovens que não têm a mesma conexão com a igreja que os pais têm” refere o bispo de Fall River lamentando a “influência da sociedade moderna e do crescente secularismo que está afectando os jovens”.

“Isto impõe-nos um trabalho de catequese e de evangelização muito maior; nos EUA é um desafio cada vez maior”, conclui o prelado.

Na entrevista ao programa de rádio Igreja Açores, que vai para o ar este domingo do Senhor Santo Cristo, a partir do meio dia no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores, o bispo de Fall River fala sobre a vida das comunidades açorianas nos Estados Unidos, nesta era Trump, e refere que “estamos todos a tentar entender o que é que ele pretende fazer”.

“Nós estamos a tentar entender como é que ele quer governar o país mas não está fácil pois todos os dias há uma ideia nova e parece-nos que ele quer governar o país como administrava as empresas. Outras vezes parace que ele quer mesmo fazer diferente…na realidade estamos todos a tentar entender”, refere D. Edgar da Cunha.

O prelado de Fall River, cidade historicamente pró democrata, desvaloriza, no entanto, a ideia de que a administração Trump esteja mais afastada da Igreja do que outras.

“Sempre divergimos de todas as administrações” e “assim é que tem de ser” pois “não somos um governo mas sim anunciadores do Evangelho”, disse o prelado.

“A nossa missão é anunciar o Evangelho e colocarmo-nos ao serviço, sobretudo dos mais pobres”, concluiu.

O atual bispo de Fall River, D. Edgar da Cunha, é brasileiro e presidirá a estas festas pela primeira vez; foi nomeado bispo em julho de 2014

Com ele estarão igualmente os bispos de Angra, D. João Lavrador, e emérito de Angra, D. António de Sousa Braga.

Ler Mais em: Igreja Açores