De passagem por Panamá City

Ficamos 10 dias na cidade com nome de país e quase nem a vimos!… A preparação da maior travessia desta viagem (Panamá – Marquesas) roubou-nos o tempo que gostaríamos de ter passado a conhecer a grande cidade. Não é que sejamos muito de cidades, mas que ela nos chamou, chamou!

P1060003À noite, quando íamos para o exterior do barco refrescar um pouco antes de ir dormir, olhávamos as luzes milcolores da cidade, autêntica árvore de natal a prometer surpresas. De dia, quando lá íamos resolver problemas, e nos aproximávamos da crua realidade, dominava a deceção… trânsito, poluição, desorganização, formigas trabalhadoras, gordas, por ignorância.
A cidade com certeza terá os seus atributos, mas infelizmente não os vimos. Já a ressacar Natureza, fomos com as crianças a um museu de ciências naturais. Nos aquários encontramos os peixes que temos visto no mar, mais tristes, menos vivos, ainda assim aliciantes.

P1050976 P1050977

O ponto alto desta curta estadia foi a visita do nosso compadre, Nuno Simas, skipper, a preparar a 3ª volta ao mundo. Apareceu de surpresa, trouxe-nos alegria e aliviou-nos um pouco as saudades. Aproveitamos para variar de paredes e fomos dormir ao barco onde ele trabalha, do outro lado do canal.

P1050992 P1050995

Fomos de camioneta até Colon, uma cidade grande e feia, e infelizmente chocamos com uma das maiores maleitas da América latina, a corrupção. Dois polícias, dizendo que a zona era perigosa ofereceram-se para nos escoltar, agradecemos. Caminhávamos há 1 minuto, faltavam-nos menos de 100 metros para o objetivo e começaram a dizer que aquela distância de táxi custava 20 dólares – mentira, pois pelo dobro pagamos 1 dólar, na mesma cidade. Percebemos a mensagem, queriam dinheiro e abusavam da nossa ingenuidade /vulnerabilidade… Recusamos a “ajuda” e pouco tempo depois o Nuno apareceu. Foi leve, mas revelador da enfermidade que ali se vive!…

No final, o saldo é positivo. Estivemos bem, vamos bem preparados, agora com mais um painel solar e telefone de satélite 😊 Seguimos para Las Perlas!

P1060001

(Gaston, o novo membro da tripulação do Benyleo 2)

O post De passagem por Panamá City aparece primeiro no Uma família Açoriana.

Ler Mais em: Volta Ao Mundo de Uma Familia Açoriana

Ver também

Para trás do sol posto, se lá houver vagas

Por Carmo Rodeia Volto ao tema do covid. Este fim de semana, a ministra da Saúde, Marta Temido, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cada um a seu tempo, admitiu, que todo o sistema de Saúde, incluindo SNS, setor social e privado e estruturas de retaguarda, está próximo do limite. O presidente […] O conteúdo Para trás do sol posto, se lá houver vagas aparece primeiro em Igreja Açores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *