Olá, Oceano Pacífico! – A travessia do canal do Panamá.

Olá, Oceano Pacífico! – A travessia do canal do Panamá.

5 de Maio, 2017 0 Por Azores Today

P1050716

Há algo de místico no canal do Panamá, o canal que separa as Américas e que une os dois maiores oceanos do Planeta, o Atlântico e o Pacífico. É uma obra com 104 anos, iniciada pelos franceses, concluída pelos Americanos. Não foi uma obra fácil, muitos morreram na sua construção, mas conseguiram e funciona todos os dias. Disseram-nos que parou 12 horas em 2012, não mais.

Este, não é um canal qualquer, requer informação, que o barco seja medido e inspecionado, 15 dias de espera para o podermos atravessar, no nosso caso, e 5 adultos a bordo durante a travessia, o capitão e mais 4 para segurem nos cabos.IMG_1416

Agradecemos aos novos amigos que fizemos em Portobello, a preciosa colaboração nesta importante etapa da viagem e a riqueza com que nos brindaram. Angie, de 7 anos, trouxe a alegria, Madu, dos Camarões, a simpatia e a tranquilidade africanas, Herman, um sonhador austríaco de 78 anos, que está a planear a construção do 5º barco feito pelas suas mãos, regalou-nos com a sua experiência e encantamento pela vida e pelas viagens. E por fim, Gaston, viajante argentino de 26 anos, que nos vai acompanhar na próxima travessia oceânica para as Marquesas, trouxe a leveza, sonho e boas vibrações.

a
O dia foi longo, começou às cinco da manhã com a chegada de Mac, o advisor, piloto do canal que orienta toda a travessia.P1050941 Juntamo-nos a dois monocascos, um de cada lado e passamos por 3 eclusas que nos permitiram subir até ao lago Gatún, um lago artificial, 26 metros acima do nível do mar e que abastece de água doce todo o Panamá. Dizem que demorou 2 anos a encher, a partir do rio Chagras. Agora, é uma estrada tranquila vestida de reserva natural. E nós, com tanta água doce acessível, fizemos a festa – tomamos banho, lavamos roupa, lavamos o barco, sempre a uma velocidade média de 6 nós, sem parar. Em tempo record, chegamos às 16h ao outro lado, Panamá City.

P1050935 P1050729

Quando atravessamos a ponte das Américas, estamos oficialmente no Oceano Pacífico 😊

– Somos uma família açoriana, vimos em paz!

IMG_1428

.

O post Olá, Oceano Pacífico! – A travessia do canal do Panamá. aparece primeiro no Uma família Açoriana.

Ler Mais em: Volta Ao Mundo de Uma Familia Açoriana