Governo dos Açores assinala Dias Europeus do Artesanato com dezenas de iniciativas

A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), assinala a partir de hoje e até domingo os Dias Europeus do Artesanato, promovendo um conjunto de atividades que integra mais de uma dezena de workshops e a realização de mercados urbanos em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, onde estão presentes artesãos de várias ilhas.

“O que se pretende na comemoração destes Dias Europeus é, sobretudo e naturalmente, promover o artesanato, mas também fazer a ligação entre o público e o artesão”, afirmou a Diretora do CRAA na abertura do Mercado Urbano de Artesanato (MUA) em Angra do Heroísmo.

Nesse sentido, Sofia Medeiros frisou que “o artesanato sai para a rua, contata com o público e o público vai também à oficina do artesão”, através de dezenas de iniciativas promovidas em parceria com os artesãos, municípios e Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária.

No âmbito das comemorações dos Dias Europeus do Artesanato, os mercados urbanos em que participam 16 artesãos dos Açores podem ser visitados até dia 2 de abril, entre as 10h00 às 18h00.

No MUA de Ponta Delgada, que decorre no lado norte da Matriz, estão presentes as Unidades Produtivas Artesanais de Andreia Cunha, Nonina, Centro Cultural da Atalhada, Pele e Osso, Inês Ribeiro, Amor ao Mar, Randal Gladwin, de São Miguel, além do Artesanato de Santa Maria e da Megg Craft – Origami, de Lisboa.

Em Angra do Heroísmo, o MUA decorre na Praça Velha, com a participação de Mariza Quadros, Cookies and Friends, Lúcia Freitas, Francisco Rocha, José Pereira, Francisco Pereira e de Ricardo Simas, da Terceira, Sandra Cunha, da Graciosa e Mayumi Origami, de Lisboa.

Durante a realização destes mercados terão também lugar, em Angra do Heroísmo, os workshops de artigos têxteis, bijuteria, cestaria e olaria, que decorrerá na Olaria de São Bento, e de pintura em cerâmica, bijuteria em origami e trabalho em pele, em Ponta Delgada.

Hoje, na Tipografia Micaelense, decorre um workshop de Iniciação à Tipografia, orientado pela designer gráfica Júlia Garcia e o mestre tipógrafo Dinis Botelho, cujo objetivo é dar a conhecer a técnica de impressão tipográfica, através do manuseamento e experimentação de tipos de letra de chumbo e madeira, ornamentos e gravuras.

No dia 1 de abril, pelas 15h30, na Casa da Cultura Carlos César, na Lagoa, em S. Miguel, realiza-se o workshop de cerâmica figurativa, onde os participantes vão poder aprender a fazer bonecos de barro tradicionais, usando moldes de gesso.

Na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, vai ser lançado no próximo sábado, pelas 17h00, o livro “Doçaria Açoriana – Da História Que os Gestos Contam”, da autoria da antropóloga da Universidade Nova de Lisboa, Dra. Teresa Perdigão, com apresentação do Dr. Francisco Maduro Dias.

Em Portugal, os Dias Europeus do Artesanato, coordenados pelo Institut National des Métiers d’Art, de França, e a que estão associados 18 países, são assinalados nos Açores, em Lisboa e em Coimbra.
GaCS/OG

 

Ver também

“O Govarno admite que a Pandamia pode influanciar a prevatezaçã da SATA” …

“O Govarno admite que a Pandamia pode influanciar a prevatezaçã da SATA” … Isso até …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *