XVIII Romaria quaresmal da Graciosa sai para a volta à ilha entre 1 e 2 de abril

XVIII Romaria quaresmal da Graciosa sai para a volta à ilha entre 1 e 2 de abril

Mar 25, 2017 | Açores

Romeiros preparam-se há mais de um mês

40 romeiros, com idades compreendidas entre os 8 e os 70 anos, sairão no próximo dia 1 de abril para a XVIII romaria quaresmal da ilha Graciosa.

Durante dois dias os romeiros graciosenses darão a volta à ilha cumprindo, uma vez mais, uma peregrinação durante o período da Quaresma, depois de uma preparação espiritual que já leva mais de um mês, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

A saída está agendada para as 6h00 deste sábado, da Igreja de Nossa Senhora da Saúde (paróquia de São Mateus da Praia) e a entrada será domingo, na Igreja de São Mateus da Praia.

Todos os anos o ponto de partida vai variando, dando o protagonismo a todas as igrejas da ouvidoria. As reuniões preparatórias também se realizaram de forma descentralizada. A última reunião antes da romaria terá lugar na Igreja de Nossa Senhora da Guadalupe , a de 30 de março.

Esta romaria da ilha branca foi iniciada em 2000 tendo como primeiro mestre o luso canadiano António Tabico, entretanto já falecido. Desde então, e durante muitos anos um grupo “significativo” de luso descendentes tem participado nesta romaria que contou, a partir de 2007, com a “ajuda preciosa do Pe. Dinis Silveira”, sublinha a nota.

As romarias quaresmais têm a sua expressão máxima em São Miguel com 52 grupos, mas também já se realizam na Graciosa e na ilha Terceira, trazendo aos Açores dois ranchos do Canadá.

Este ano em conjunto a partir das orientações diocesanas, os romeiros irão meditar no tema ” Fazei o que ele vos disser”( jo,2,5).

Ler Mais em: Igreja Açores

Ver também

Sismo 1.9 sentido nas Furnas

​O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 01:43 (hora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *