Festas de Ponta Delgada no Congresso do Espírito Santo

Festas de Ponta Delgada no Congresso do Espírito Santo

13 de Setembro, 2016 Não Por Azores Today
O Município de Ponta Delgada vai estar presente no Congresso Internacional do Espírito Santo, que se realiza de 14 a 18 de setembro, em Lisboa e Alenquer, com uma apresentação representativa das suas Grandes Festas.
Neste sentido, as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada vão ser parte integrante do programa oficial do “Congresso Internacional do Espírito Santo – Génese, Evolução e atualidade da Utopia da fraternidade Universal”.
Com uma apresentação intitulada “Narrativas de Religiosidade Popular das Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada: a memória e a identidade em diálogo com o Turismo Cultural”, a proferir pelo diretor do Coliseu Micaelense, Miguel Brilhante, em representação do Município, a participação do maior concelho dos Açores visa a partilha e projeção daquela que é considerada a mais expressiva manifestação de religiosidade popular dos Açores e com um impacto local e turístico de elevada dimensão.
Integrada no painel especializado “Franciscanismo e Tradições do Espírito Santo nos Açores”, a participação de Ponta Delgada será no dia 17 de setembro, às 16h30 (hora do continente) no Auditório do Convento de São Francisco, em Alenquer e conta com a orientação científica da professora Doutora Margarida Sá Nogueira Lalanda, da Universidade dos Açores.
O Congresso Internacional do Espírito Santo pretende ser um momento de partilha que promove a pesquisa e investigação aprofundada em torno da efeméride e que, simultaneamente, possa dar a conhecer, do ponto de vista da cultura popular, o que se vive e se recria nas comunidades internacionais da diáspora portuguesa em torno das tradições do espírito Santo.
As Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada foram recuperadas pela Câmara Municipal em 2003 e contam já com treze edições, que marcam sempre o segundo fim-de-semana do mês de julho.