Nossa Senhora de Fátima de visita a Toronto

Nossa Senhora de Fátima de visita a Toronto

7 de Setembro, 2016 Não Por Azores Today

padres-485x400Pela primeira vez na história a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai atravessar o Atlântico para pisar o solo canadiano. A figura, elaborada segundo indicações da Irmã Lúcia e coroada a 13 de maio de 1947, já percorreu praticamente o mundo inteiro e anuncia agora uma estadia de dez dias no Canadá, durante os quais fará uma visita às diversas paróquias da cidade de Toronto e arredores.
A novidade foi adiantada à Camões Rádio e TV pelo Padre João Mendonça e o Padre André Grecki, na Igreja de São Mateus, no passado dia 26 de Agosto.
Quando partilhei a esta mensagem com as pessoas, algumas começaram a chorar. Conseguimos perceber a importância que tem para estes devotos a vinda da Nossa Senhora – contou o Padre João Mendonça. O povo geralmente reage muito emocionalmente e isso é muito bonito – acrescentou o Padre André, que teve a iniciativa de fazer um convite ao santuário de Fátima para que a Imagem Peregrina se deslocasse a Toronto.
Com o apoio da Arquidiocese de Toronto e do Conselho Pastoral Português, a proposta foi aceite, após vários contactos.

A Imagem já tem viagem agendada para o dia 5 de Outubro, com lugar reservado num vôo da Sata Airlines. Está previsto que aterre no Aeroporto de Pearson, em Toronto, pelas 18:45h. O programa da sua estadia será intenso. Desde o acolhimento, no primeiro dia, na Igreja de São Mateus à última missa celebrada na Igreja de Santa Maria, a Imagem Peregrina vai percorrer várias paróquias entre os dias 5 e 14 de Outubro.
Prevê-se que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima atraia milhares de devotos às várias igrejas de língua portuguesa por onde passará, na cidade de Toronto e arredores.
De todos os lados chegam relatos extraordinários da presença da Imagem Peregrina, de multidões que acorrem à sua passagem, de grande afluência e todo o tipo de pessoas, desde crianças, jovens, adultos e idosos, de diferentes contextos sociais e mesmo confissões religiosas diversas.
A figura da Mãe Peregrina espalha uma mensagem de amor e paz por onde passa.
Onde ela passa deixa uma marca e chama a atenção, porque os valores de Fátima continuam muito atuais – explicou o Padre Grecki.
Reconhecendo Toronto como uma cidade multicultural, o Padre João Mendonça fez questão de convidar também todas as pessoas de outras comunidades a participar nas celebrações: vamos recebê-la numa área onde há muitas raças e esperamos que todas as pessoas participem. Convidamos também outras comunidades e dioceses para participar nestes dias de fé – e o Padre André completou – Queremos que todos partilhem estes momentos de felicidade espiritual em torno da Mãe Peregrina.

 

14079564_1074840552571709_5744349236545311543_nDeixamos-lhe o programa, para que possa seguir o percurso, embora a organização deixe o alerta de que poderá fazer pequenas alterações:

5 de Outubro – Chegada ao Pearson Airport (18:45h); Missa de acolhimento e vigília na Igreja de São Mateus(21h)
6 de Outubro – Missa na Igreja de Santa Cruz (9h); Acolhimento na Igreja de Santo António (15h); Missa e vigília na Igreja de Santo António (à noite)

7 de Outubro – Igreja de São Sebastião: Missa adoração do Santíssimo Sacramento (9h) e Missa a Nossa Senhora do Rosário (20h) – vigília à noite
8 de Outubro – Missa de envio dos Romeiros a Merylake na Igreja de São Sebastião (4h); Visita da Mãe Peregrina a Merylake
9 de Outubro – Procissão de Velas na Igreja de Cristo Rei e Mississauga (19h); vigília à noite
10 de Outubro – Missa de Ação de Graças na Igreja de Cristo Rei e Mississauga (10h); Terço com os idosos na Igreja de Santa Inês com Missa e outras atividades (16h); vigília à noite
11 de Outubro – Missa na Igreja de Santa Helena (9h); Acolhimento na Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Brampton, com Missa e outras atividades (15h); vigília à noite
12 de Outubro – Missa na Igreja de Santa Maria dos Anjos (9h); Acolhimento da Mãe Peregrina na Igreja de São João Bosco (15h); Procissão das Velas pela Rogers St. Com início em frente à Igreja de São João Bosco (19h); Missa de vigília no pátio da escola de São Mateus (21h)
13 de Outubro – Missa Solene presidida pelo Cardeal Thomas Collins no pátio da escola de São Mateus (19h); vigília à noite
14 de Outubro – Missa na Igreja de Santa Maria (9h); vigília até à despedida a caminho do aeroporto; partida do Pearson Airport (21:45h)

 

Fonte: Camões Rádio