Central Geotérmica do Pico Alto deverá estar a funcionar em abril de 2017, anuncia Vítor Fraga

Central Geotérmica do Pico Alto deverá estar a funcionar em abril de 2017, anuncia Vítor Fraga

1 de Setembro, 2016 Não Por Azores Today

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje, na Terceira, que a construção da Central Geotérmica do Pico Alto deverá estar concluída no primeiro trimestre do próximo ano, entrando em funcionamento no mês de abril.

“No início desta legislatura, quando aqui me desloquei, assumi o compromisso com a população da ilha Terceira de que tudo iríamos fazer para chegarmos à conclusão se era viável ou não a construção de uma central geotérmica na ilha. Os testes efetuados mostraram essa viabilidade e aqui estamos perante a concretização deste compromisso”, afirmou Vítor Fraga, durante uma visita às obras de construção da central.

O titular da pasta da Energia adiantou que esta central vai “contribuir para aquele que é um dos objetivos estratégicos do Governo dos Açores em termos do setor energético, que é o reforço da introdução de energias renováveis em todos os sistemas de produção de todas as nossas ilhas”.

O Secretário Regional salientou ainda que, “em 2012, a Terceira tinha pouco mais de 14% de taxa de penetração de renováveis”, frisando que, “quando esta central ficar concluída, teremos um valor superior a 36% de taxa de penetração de energias renováveis, o que contribui naturalmente para o equilíbrio da nossa balança, nomeadamente ao nível da importação de combustíveis fósseis”.

Vítor Fraga recordou que os estudos técnicos que foram feitos “dão garantia da produção por parte daquilo que existe, assim como também é público que irão ser feitos novos testes e novas perfurações, no sentido, inclusivamente, da capacidade de produção desta central ser incrementada de 3,5 MW até 11 MW”.
GaCS/HB