Paróquia da Covoada projecta duas décadas de vida com celebração da festa da sua padroeira

Paróquia da Covoada projecta duas décadas de vida com celebração da festa da sua padroeira

26 de Agosto, 2016 Não Por Igreja Acores

Paróquia da Covoada projecta duas décadas de vida com celebração da festa da sua padroeira

Ago 26, 2016 | Açores

Paróquia da Covoada projecta duas décadas de vida com celebração da festa da sua padroeira

Embora a comemoração seja só no próximo ano, pároco lembra a necessidade de um verdadeiro compromisso das comunidades nestas ocasiões

A festa de Nossa Senhora da Ajuda, na Covoada, na ilha de São Miguel, realiza-se entre hoje e a próxima terça feira, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

Do programa destacam-se várias iniciativas de cariz religioso e cultural, antecipando já o que serão as comemorações do próximo ano em que a paróquia celebra 40 anos de existência e 20 anos do seu centro pastoral.

“A paróquia é sobretudo uma comunidade cristã, onde os discípulos de Jesus fazem a experiência do seguimento Dele no concreto da vida e no meio do mundo. O Natal e a Páscoa são festas fundamentais para nós cristãos. Mas as outras festas também. Entre elas está a festa da padroeira”, sublinha o pároco, o cónego José de Medeiros Constância, numa nota que acompanha o programa das festas deste ano.

“Celebraremos neste ano de 2016, as festas da nossa querida padroeira. Que grandes dias para todos nós! Estes dias de festa são dias de oração, de celebração da fé, dias de alegria e convívio. E, sobretudo, são dias de partilha”, acrescenta o sacerdote.

E deixa um desafio: “vamos participar todos, em tudo o que o nosso programa aqui apresenta, e vamos dar as boas vindas a todos os que nos venham visitar” conclui, pedindo a todos que estes dias de festa “ajudem cada vez mais a ser comunidade cristã”.

As festas iniciam-se esta sexta feira, às 18h30, com a celebração da Eucaristia ; às 21h00 haverá Inauguração da iluminação e abertura do Bazar e Atuação do grupo de tambores “Ritmos” e Agrupamento AEP Covoada (concentração na Escola saindo em direção à Igreja); às 22h00 realiza-se a atuação do Grupo Cultural e Recreativo Domingos Rebelo.

Amanhã, a partir das 14h00 haverá iniciativas destinadas às crianças, no adro da igreja paroquial e, pelas 18h00, cortejo etnográfico, seguido da Eucaristia Vespertina. As arrematações e as cantigas ao desafio encerram o segundo dia da festa.

No domingo pelas 11h00 é celebrada a Eucaristia Solene com Profissão de Fé e celebração comunitária de Batismo e às 17h30 realiza-se a Procissão em honra de Nossa Senhora da Ajuda ; à noite haverá a atuação da Banda Lira Nª Sra. da Estrela da Candelária, banda convidada pela comissão de festas.

Na segunda feira, o programa mantem-se com a celebração da Eucaristia pela manhã., às 11h00, em intenção dos emigrantes e à noite haverá a atuação do Grupo de folclore da Relva. A festa termina na terça feira com a despedida da imagem e fogo de artificio à meia noite.

Fonte: Igreja Açores