Paróquia da Saúde despede-se da padroeira com emoção

Paróquia da Saúde despede-se da padroeira com emoção

25 de Agosto, 2016 Não Por Igreja Acores

Paróquia da Saúde despede-se da padroeira com emoção

Ago 25, 2016 | Destaque III

Paróquia da Saúde despede-se da padroeira com emoção

Saída da Imagem marca encerramento das festas nos Arrifes

Centenas de pessoas assistiram na madrugada de quarta feira ao encerramento das festas em honra do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Saúde nos Arrifes, na ilha de São Miguel, com uma homenagem no adro da igreja à imagem e a bênção final do Pároco, Pe Davide Barcelos.

“Entendemos que para não repetir a bênção do Santíssimo Sacramento, que já tínhamos feito no domingo, depois da procissão, seria bom levar a imagem à rua, com o sentido de aproximá-la às pessoas”, disse o sacerdote numa nota enviada à paróquia a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.

Ao contrário do que acontece noutras paróquias, fazer a despedida com a imagem não é tradição na Paróquia da Saúde, mas para o Padre Davide Barcelos, “é preciso inovar”.

“É bom fazer algo novo, que dê sentido e ajude as pessoas a reviver e a sair da rotina religiosa. A quebra da rotina religiosa ajuda na espiritualidade e ao povo a viver intensamente as festas”, acrescentou.

É por isso que anunciou que será algo a repetir: “Agora não faz sentido não terminar as festas de outra maneira”, afirmou.

A iniciativa foi bem recebida pela população. Testemunhos recolhidos no local mostram que a aproximação da imagem às pessoas trouxe ainda mais emoção ao momento de encerramento.

“Foi emocionante ver a imagem da Senhora no adro. Foi um momento único, é a nossa padroeira. Fiquei emocionada”, referiu uma arrifense.

“Foi uma surpresa, mas foi uma ótima surpresa. Não pensei que aparecesse tanta gente. Nossa Senhora uniu as pessoas”, afirmou outras das pessoas presentes.

Presente na celebração, a convite da Paróquia e num comentário à leitura bíblica referente à visitação e ao Magnificat, o Pe Marco Sérgio Tavares exortou a população a refletir sobre o sentido da Festa.

“A saída da imagem, da vossa padroeira, Senhora da Saúde é uma provocação, que é a continuidade da provocação que foi a saída da procissão do domingo. O nosso Deus saiu às ruas dos Arrifes e, ao sair à rua no Santíssimo Sacramento, Deus procura o homem porque lhe quer dar saúde. E hoje Deus continua essa provocação de nos querer procurar e nos dar saúde.”

E deixou no ar a questão: “De que saúde necessitamos? Que saúde necessitamos, agora que estamos muito próximos de um novo ano pastoral? A saúde nas nossas famílias, a saúde da igreja, numa nova maneira de pensar menos egoísta, menos paroquialista, e mais aberta, fora de portas, tal como hoje fizemos”, disse o ouvidor adjunto de Ponta Delgada.

A paróquia de N.ª Sr.ª da Saúde, na ilha de São Miguel, esteve em festa, em honra do Santíssimo Sacramento e da sua Padroeira de 19 a 23 de agosto.

(Com Lilia Almeida)

Fonte: Igreja Açores