Festas do Senhor da Pedra arrancam esta quarta feira

Festas do Senhor da Pedra arrancam esta quarta feira

23 de Agosto, 2016 Não Por Igreja Acores

Festas do Senhor da Pedra arrancam esta quarta feira

Ago 23, 2016 | Manchete I

Festas do Senhor da Pedra arrancam esta quarta feira

Milhares de peregrinos são esperados na primeira capital da ilha de São Miguel

A Festa do Senhor da Pedra, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo realiza-se de 24 a 31 de agosto e será presidida pelo bispo de Angra, D. João Lavrador.

O primeiro ponto alto do ponto de vista religioso acontece no sábado, dia 27 de agosto, com a Procissão da mudança da imagem da igreja da Misericórdia para a Igreja Matriz de Vila Franca e no domingo, a Eucaristia e a Procissão solenes, que serão presididas pelo bispo de Angra.

Trata-se de uma festa que extravasa o âmbito concelhio e chama a Vila Franca inúmeros cristãos, inclusive da diáspora.

A Procissão da mudança da Imagem do Senhor Bom Jesus da Pedra da igreja da Misericórdia para a igreja da Matriz, será seguida de uma celebração da Palavra, por D. João Lavrador e a imagem ficará até ao dia seguinte nesta igreja, onde até á meia noite os fieis permanecem em vigília. No domingo celebra-se a Eucaristia e às 18h00 sairá a procissão solene pelas principais ruas da Vila.

Não é fácil precisar em que altura começou este culto e estas festas. Sobre a imagem há uma lenda que diz que deu à costa, dentro de uma caixa de madeira, na praia do Corpo Santo, em data desconhecida. As duas imagens – a primitiva e a actual – representam a imagem do “Ecce Homo”, o Cristo coroado de espinhos, sentado numa pedra.

As festas em honra do Senhor Bom Jesus da Pedra estão, desde sempre, a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo e realizam-se no último domingo de Agosto de cada ano, pelo menos desde 1903, data da autorização do Papa Leão XIII para que estas festividades fossem reconhecidas.

“O Santo Padre o Papa Leão XIII, atendendo às humildes suplicas, concede o privilégio, a partir do dia de hoje, de se poder celebrar, com pompa sagrada exterior, no Domingo, a Festa de Nosso Senhor Jesus Cristo, Coroado de Espinhos, como vem no apêndice do Missal Romano, na sexta-feira depois das Cinzas”, lê-se no documento da Sagrada Congregação dos Ritos.

A Misericórdia da Vila, como é conhecida, é uma das mais antigas da diocese de Angra, datando de 1551 ou 1552, altura em que se deu a fundação da Confraria da Misericórdia que haveria de incorporar todos os bens e obrigações da primitiva confraria do Espírito Santo.

Foi também nessa ápoca que a Misericórdia, depois de ter a funcionar o hospital, construiu a sua Capela, naquele que é o principal complexo arquitetónico de Vila Franca do Campo – igreja, hospital, consistório e farmácia – o coração da Santa Casa, onde se tratavam os doentes e se administrava a Irmandade.

Fonte: Igreja Açores