Nordestenses da diáspora apoiam causas sociais do concelho

Nordestenses da diáspora apoiam causas sociais do concelho

22 de Agosto, 2016 Não Por Azores Today

A comissão organizadora do Encontro de Nordestenses do Canadá, da província de Ontário, entregou, no passado fim-de-semana, um donativo a duas associações do Nordeste, destinado a apoiar causas sociais do concelho.
A Associação de Apoio aos Inadaptados de Nordeste, Amizade 2000 e a Associação Nordeste Jovem foram as entidades beneficiárias, não sendo a primeira vez que o apoio é direcionado para a Amizade 2000, tendo em conta o trabalho de relevância que esta associação desenvolve junto de jovens e pessoas portadoras de deficiência.
O contributo monetário entregue à Amizade 2000 foi de 2 mil dólares, tendo a Nordeste Jovem recebido o apoio de 8 mil dólares, destinado a apoiar crianças do concelho em situação de exclusão social.
O apoio é proveniente do Encontro de Nordestenses realizado este ano, no passado mês de abril em Mississauga, no Canada, no qual estiveram presentes o presidente da Câmara e o secretário da Assembleia Municipal do Nordeste, a presidente de Junta de Freguesia da Algarvia e o presidente de Junta da Achada, procurando com a sua presença fortalecer a ligação da comunidade ao Nordeste.
O Encontro dos Nordestenses do Canadá junta anualmente perto de um milhar de pessoas, entre nordestenses, familiares e amigos do Nordeste, tendo como princípio a união da comunidade e o apoio a causas sociais do concelho do Nordeste.
O apoio financeiro dos nordestenses de Ontário foi entregue por dois elementos da comissão, concretamente por Domingos Medeiros e Francisco Borges, ambos naturais da freguesia de São Pedro de Nordestinho.
Na ocasião, o presidente da Câmara do Nordeste disse que “este apoio será mais um de muitos que a nossa diáspora tem dado à nossa comunidade nordestense mais fragilizada socialmente, como é o caso do nosso Banco de Ajudas Técnicas, o apoio na aquisição de equipamentos essenciais ao dia-a-dia e em pequenas reparações de habitações, onde habitam crianças deficientes ou doentes”.
“Mesmo fora das nossas fronteiras concelhias, mesmo fora do nosso país, através deste gesto, é evidente a preocupação social da nossa comunidade, demonstrativo da forma de estar dos nordestenses que amam a sua terra seja onde estiverem”, salientou Carlos Mendonça.
Num gesto de agradecimento pela colaboração prestada, a Câmara do Nordeste proporcionou um pequeno convívio, onde foi entregue o apoio financeiro às instituições beneficiárias, estando representada a Amizade 2000 pelo presidente da instituição, António Machado, e a Associação Nordeste Jovem por um membro desta entidade.