CÂMARA DA RIBEIRA GRANDE ABRE TRILHO MUNICIPAL DO CAMINHO DA ÁGUA DA GORREANA

CÂMARA DA RIBEIRA GRANDE ABRE TRILHO MUNICIPAL DO CAMINHO DA ÁGUA DA GORREANA

16 de Agosto, 2016 Não Por Azores Today

O trilho municipal do Caminho da Água da Gorreana é mais um investimento que a Câmara da Ribeira Grande faz no pedestrianismo no concelho, reforçando assim a oferta numa das áreas mais procuradas pelos turistas no concelho.
Com cerca de 1700 metros, o trilho inicia-se e termina na fábrica de chá da Gorreana e leva os pedestrianistas numa rota linear que se desenvolve dentro das áreas de cultivo de chá e percorre um caminho que ladeia uma levada que transporta água captada na ribeira da Gorreana para a produção de energia hidroelétrica, possibilitando um contato com uma paisagem única na Europa.
Ao longo do percurso surgem vários motivos de interesse como uma ponte em arco sob a estrada regional e um moinho, culminando com uma queda de água denominada de Salto da Cidreira, onde se inicia a levada de captação de água.
A abertura deste trilho contou com a colaboração de um grupo de dezasseis voluntários de Espanha, Itália, Alemanha e Polónia, pertencentes à Associazione Ramarro Sicilia (Itália), que escolheram a Ribeira Grande para a realização de um intercâmbio que visa colocar as pessoas a colaborar na abertura, limpeza e manutenção de trilhos.
Liderado por Renato Carella, o grupo de voluntários colaborou na abertura deste novo trilho. Os voluntários que estiveram na Ribeira Grande durante duas semanas são especialistas em trabalhos ambientais e vieram à procura de experiências e vivências diversificadas.