Festas da Praia terminam com procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem

Festas da Praia terminam com procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem

30 de Julho, 2016 Não Por Igreja Acores

Festas da Praia terminam com procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem

Jul 30, 2016 | Destaque I

Festas da Praia terminam com procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem

Festas da cidade ganharam já projeção regional fazendo convergir à Praia da Vitória milhares de pessoas

As festas da Praia que se iniciaram esta sexta feira têm no seu programa dois momentos de religiosidade popular importantes: a Coroação dos Impérios do concelho que se segue à missa solene, este domingo ao meio dia, na Matriz da Praia e a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, que será no dia 7 de agosto, pelas 11h00, também conhecida como a procissão dos marítimos.

A tradição é antiga, e a atual festa pretende recuperar a primeira procissão dos marítimos, ligada ao Império do mesmo nome, que todos os anos homenageava São Pedro Gonçalves.

Este costume foi interrompido e há cerca de quatro anos a Câmara decidiu recuperar esta procissão integrando-a no encerramento das festas da Praia tal como fez com a festa de Santa Rita, que inaugura o evento.

No dia 7 de agosto, a imagem de São Pedro Gonçalves, juntamente com a de Santa Bárbara e a da Nossa Senhora da Boa Viagem, segue nas traineiras em cortejo processional, no mar, tal como a Coroa do Império dos Marítimos (cujo bodo acontece anualmente no domingo da Trindade), acompanhada das filarmónicas.

O cortejo sai do Porto da Praia, no Cabo da Praia, por mar e chega à Marina, de onde segue até à principal praça da cidade, a Francisco Ornelas da Câmara, onde é celebrada a Missa Campal. Na celebração, além das autoridades, juntam-se sempre muitos emigrantes terceirenses que acorrem às festas da Praia. Trata-se de uma iniciativa camarária com a qual a paróquia colabora e coopera.

De referir que a pesca ainda é uma atividade económica de grande expressão na Praia da Vitória, sobretudo no que à actividade portuária diz respeito.

O porto de pescas da Praia da Vitória é o segundo maior da ilha Terceira, registando um volume de pesca descarregada muito significativo, logo a seguir a São Mateus, também na ilha Terceira.

As condições logísticas da infraestrutura permitem acolher as embarcações de maior porte que acabam por encontrar aqui melhores condições de acostagem.

As Festas da Praia tornaram-se no contexto das festas de verão um dos mais importantes eventos reunindo milhares de pessoas, inclusive de outras ilhas e da diáspora.

Além destes eventos religiosos- a Festa de Santa Rita, a Missa Solene, a Coroação dos Impérios seguida de Bodo e a Procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem- as Festas da Praia são conhecidas pela Feira gastronómica e pelos concertos que proporcionam, sobretudo para a juventude, para além de música popular e fogo de artificio.

Fonte: Igreja Açores