Ouvidor da Terceira é o novo responsável pelas finanças da diocese de Angra

Ouvidor da Terceira é o novo responsável pelas finanças da diocese de Angra

25 de Julho, 2016 Não Por Igreja Acores

Ouvidor da Terceira é o novo responsável pelas finanças da diocese de Angra

Jul 25, 2016 | Destaque I

Ouvidor da Terceira é o novo responsável pelas finanças da diocese de Angra

Cónego António Henrique Pereira mantém coordenação da ouvidoria e paróquia da Ribeirinha

A diocese de Angra vai ter um novo responsável pelas finanças a partir do início do novo ano pastoral. O Cónego António Henrique Pereira foi nomeado ecónomo, substituindo no cargo o Cónego Adriano Borges que tutelou esta pasta nos últimos seis anos.

A escolha foi do bispo de Angra, depois de ouvidos o Colégio de Consultores e o Conselho para os Assuntos Económicos de acordo com o regulamento da Administração dos bens eclesiásticos em vigor.

O mandato do Ecónomo tem a duração de cinco anos podendo ser nomeado por outros quinquénios.

O Ecónomo faz parte da Cúria diocesana e é um dos lugares com maior visibilidade dentro da administração da diocese até pela sensibilidade da situação financeira por que passam todas as dioceses em geral e a de Angra em particular, devido à crise instalada há cerca de uma década e que tem vindo a ser paulatinamente recuperada.

O novo ecónomo diocesano completa 50 anos em dezembro próximo e foi ordenado há 21 anos. É natural de Santa Cruz, Concelho de Praia da Vitória, na ilha Terceira. A sua primeira nomeação foi como pároco da Paróquia de N. Srª do Rosário do Topo e Santo Antão, na Ouvidoria de São Jorge, em 1995, onde dois anos depois começou a lecionar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Está há 16 anos na Ribeirinha. Foi assistente do Movimento da Mensagem de Fátima e Diretor do Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização e Catequese, lugar que deixará a partir de outubro. É o presidente da Mesa da Associação São pedro Ad Víncula, desde o inicio deste ano.

Desde 2013 que é membro do Colégio de Consultores tendo sido nomeado Cónego Capitular da Sé em fevereiro do ano passado. É Diretor Espiritual da Cúria de N. Srª da Assunção da Legião de Maria na Terceira e faz, ainda, parte do Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral.

A sua Nomeação para Ecónomo diocesano é uma das mudanças assinaláveis no documento que o bispo de Angra acaba de assinar com as nomeações para o próximo ano pastoral.

Fonte: Igreja Açores