Unidade de Vida Apoiada Vila Azálea comemora 16 anos

Unidade de Vida Apoiada Vila Azálea comemora 16 anos

13 de Julho, 2016 Não Por Igreja Acores

Unidade de Vida Apoiada Vila Azálea comemora 16 anos

Jul 13, 2016 | Destaque I

Unidade de Vida Apoiada Vila Azálea comemora 16 anos

Trata-se de uma resposta “única na região” dada pelo Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José no foro da saúde mental

Uma das valências do Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José, a Unidade de Vida Apoiada Vila Azálea (UVAP-VA), celebra esta quinta feira o 16º aniversário, centrado na temática do mar.

A UVAP-VA é uma resposta social desenvolvida, em parceria com a Secretaria Regional da Solidariedade Social, que se destina a mulheres com moderado grau de incapacidade psicossocial por doença mental grave e deficiência mental, clinicamente estabilizadas e sem suporte familiar ou social adequado.

A UVAP-VA é uma residência que funciona 24h00, 365 dias por ano, sendo única a nível da Região. Proporciona o acompanhamento diurno e/ou noturno das clientes no interior da residência. Possui atualmente 10 camas (residentes internas) e acompanha outras pessoas em regime de dia. A Unidade monitoriza, ainda, a evolução das doentes que já se autonomizaram durante o dia, assegurando orientação nas atividades de vida diária. Além disso, realiza protocolos com outras instituições para a integração ocupacional das senhoras e promove a realização de atividades orientadas para a integração comunitária. De acordo com uma nota enviada pela direção ao Sítio Igreja Açores esta unidade, pretende “ proporcionar competências e recursos para que as mulheres possam gerir de forma plena e equilibrada a sua vida”.

A comemoração do 16º aniversário terá lugar na própria Unidade que proporcionará o convívio entre utentes, direção, colaboradoras, e entidades parceiras, pelas 15h00.

Fonte: Igreja Açores