Mudança da Bandeira e a abertura do Quarto do Espírito Santo volta a juntar milhares de pessoas em Ponta Delgada

9 de Julho, 2016 Não Por Azores Today
A partida da procissão da Mudança da Bandeira foi feita, hoje, pelas 20h00, ao tom da Filarmónica Minerva (Ginetes), junto ao Centro Municipal de Cultura. O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, acompanhado pela referida filarmónica e pelos agrupamentos dos escuteiros e guias, levou a Bandeira do Centro Municipal de Cultura até ao Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Antes da bandeira entrar no Quarto do Espírito Santo, onde estão representadas as 24 freguesias e praticamente todos os impérios do Concelho, através de mais de 85 Coroas e 90 Bandeiras, a Charanga dos Bombeiros de Ponta Delgada prestou a sua homenagem ao Divino, na Praça do Município.
Abriram-se as portas do Quarto do Divino Espírito Santo e milhares de pessoas, que assistiram atentamente à Procissão da Mudança, fizeram fila para poder visitar e apreciar este espaço, devidamente preparado e decorado para receber os símbolos máximos do Divino Espírito Santo.
Entretanto, também no edifício dos Paços do Concelho, realizou-se o concurso de Massa Sovada, que teve como juízes os membros da Confraria de Gastrónomos dos Açores.
O primeiro lugar, para a melhor massa, foi atribuído à freguesia de Candelária, seguindo-se a massa das Feteiras e em terceiro lugar ficou a Relva .
A Bênção da Despensa do Espírito Santo foi feita, como habitualmente, pelo Padre Nemésio que, na ocasião, honrou a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que estará em destaque nos próximos dias na cidade de Ponta Delgada.
Após a Bênção da Despensa, sucedeu-se a tradicional arrematação da massa e do pão e a abertura dos 5 quiosques de Solidariedade Social e do Bazar de Artesanato dos Centros de Idosos do Concelho, no lado Sul da Igreja da Matriz.
Os quiosques de Solidariedade Social, que vão estar patentes nestas Grandes Festas, pertencem às seguintes associações: A.R.R.I.S.C.A., Alternativa- Associação Contra as Dependências, APPDA- Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, Lar Filomena da Encarnação – Instituto Bom Pastor e Casa dos Manaias.
Já o Bazar de Artesanato dos Centros de Idosos do Concelho conta com a participação de 9 freguesias: São Vicente, Fenais da Luz, Covoada, Ginetes, Pilar da Bretanha, São Sebastião, São António, Santa Clara e São Roque.
O programa de sexta-feira terminou com o Concerto Banda Minerva, que subiu ao Palco da Praça do Município, pelas 22h30.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, aproveitou ainda a ocasião para reforçar o “convite a todos, para participarem nesta iniciativa do povo, pelo povo e para o povo”.
Os principais momentos destas festividades, organizadas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada com a ajuda imprescindível das 24 freguesias, dos seus patrocinadores, colaboradores e muitos voluntários, serão transmitidas, em directo, pela RTP/Açores, RTP/Internacional, RTP 1, TSF e pelo Canal do Youtube da Autarquia (pdl.tv).