ÁGUA DE PAU TERÁ CATL COM CAPACIDADE PARA 25 CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

ÁGUA DE PAU TERÁ CATL COM CAPACIDADE PARA 25 CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

6 de Julho, 2016 Não Por Azores Today

A Vila de Água de Pau, no concelho de Lagoa, terá um Centro de Atividades de Tempos Livres com capacidade para 25 crianças e jovens, dos 3 aos 18 anos, dotado de todas as condições necessárias para acolher também crianças portadoras de deficiência.
Este é de resto o resultado de uma parceria celebrada entre o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Solidariedade Social e a Casa do Povo de Água de Pau.
Com este novo espaço será possível disponibilizar um serviço especializado a todos os utentes, assim como promover um suporte às suas famílias e cuidadores informais.
Falando neste acto, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, referiu que cuidar de crianças com necessidade especiais tem sido um tema muito falado, e a vida de autarca aproximou-a ainda mais desta realidade.
Segundo a edil, “trata-se de uma problemática que não se pode fechar a porta, deve-se sim encontrar soluções”.
Cristina Calisto Decq Mota recordou o estudo que está a ser feito para a criação e um Lar Residencial para pessoas com deficiência, no concelho de Lagoa, sendo que o projeto já foi entregue ao governo, e que está bem encaminhado.
A autarca adiantou que a Câmara cooperou com mais este CATL, porque há instituições que têm a porta aberta para cooperar, sendo a Casa do Povo de Água de Pau, uma dessas instituições.
Cristina Calisto Decq Mota reforçou ainda que este protocolo assinado com a casa de Povo de Água de Pau é um bom exemplo de como a Câmara e o Governo tentam encontrar respostas adequadas de suporte as famílias, para que todos os pais possam ser pais e cidadãos activos em igualdade de circunstâncias, apesar de uns terem filhos com deficiência.