Central de Valorização Energética já produz energia

Central de Valorização Energética já produz energia

29 de Junho, 2016 Não Por Camara Municipal de Angra do Heroismo

Central de Valorização Energética já produz energia

Decorreu na manhã de hoje a cerimónia de inauguração da Central de Valorização Energética (CVE), que vai permitir o processamento de 35 mil toneladas de lixo por ano, com capacidade para produzir 2,8 megawatts de energia, o equivalente à electricidade necessária para a Zona Histórica de Angra do Heroísmo, sendo a gestão do equipamento explorada pela empresa intermunicipal Teramb.

O Presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, Álamo de Meneses, salientou que a construção de uma Central de Valorização fez parte da evolução do antigo Aterro Sanitário Intermunicipal uma "questão essencial para a ilha", sublinhando a necessidade de melhorar os processos de reciclagem e reutilização de resíduos, fazendo ainda o seu aproveitamento energético. Deste modo, o autarca entende que a central de valorização energética da Terceira foi “a melhor solução para o tratamento dos resíduos na ilha.”

Álamo Meneses referiu que este investimento tratou-se “da única solução tecnicamente adequada, porque permite que se avance com duas vias: com a reciclagem/recolha selectiva e, no caso do material que não pode ter essa solução e que constitui um risco de poluição, é o caso das carcaças dos animais que morrem em pastagem e nos matadouros, um problema grave na Terceira – irá avançar-se para o seu aproveitamento energético".

Com a entrada em funcionamento da CVE, o autarca pretende que o aterro comece a desaparecer lentamente. “Trata-se de um projeto a longo prazo que pode transformar um antigo aterro sanitário numa zona verde. No espaço de uma geração podemos pensar em ter aquela zona completamente limpa, reflorestada, eventualmente um parque, à semelhança do que está a ser feito no resto da Europa", destacou.

O investimento no valor aproximado de 40 milhões de euros, pretende mudar a face do local onde hoje está o aterro intermunicipal da Ilha Terceira, tendo sido comparticipado na sua totalidade por fundos comunitários.

Galeria fotográfica:

Deixe o seu comentário:

  • Câmara Municipal
  • 16
  • Classificar:
  • Partilhar no Facebook
  • Publicado a Quarta, 29 de Junho de 2016

Fonte: Câmara Municipal de Angra do Heroísmo